Walison Veríssimo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda em Goiânia na manhã desta quinta-feira (17), onde participa da cerimônia de abertura do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), na Universidade Federal de Goiás (UFG). A programação oficial prevê a chegada do presidente à capital goiana por volta das 10h30, vindo de Brasília.
O evento acontece no Centro de Cultura e Eventos da UFG, no campus Samambaia. A solenidade principal está marcada para as 11h30, mas, antes de subir ao palco, Lula deve se reunir de forma reservada com estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que sobreviveram ao acidente ocorrido na BR-153, em Porangatu, na madrugada da última quarta-feira (16). O encontro será realizado em uma sala reservada nas dependências da própria universidade.
A tragédia, que deixou cinco mortos e 75 feridos, abalou a comunidade estudantil e mobilizou o governo federal. O clima no Congresso da UNE é de luto e comoção. A reunião com os sobreviventes é tratada com discrição pelo Palácio do Planalto.
Acompanhantes e próximos compromissos
Lula desembarca acompanhado de lideranças políticas ligadas ao PT em Goiás, como a deputada federal Adriana Accorsi, que assumirá a presidência estadual do partido em setembro, e o deputado federal Rubens Otoni. O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), também deve participar da cerimônia. Ele foi convidado pela organização do congresso e confirmou presença.
Apesar de o local contar com estrutura para a realização de coletiva de imprensa, até o momento, a assessoria do presidente não confirmou qualquer atendimento à imprensa.
De acordo com a agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula deixa Goiânia às 13h40 com destino a Petrolina, no interior de Pernambuco, onde visitará as instalações de uma policlínica e participará de entregas de ações na área da saúde.