RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Santos fez valer a força da Vila Belmiro, e o talento de Neymar, e venceu o Flamengo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (16), pelo Campeonato Brasileiro. O camisa 10, no fim do jogo, marcou o gol que garantiu o triunfo -recebeu, girou em cima de Léo Pereira, limpou Varela, abriu espaço e bateu para balançar a rede.
O duelo ficou marcado também pela estreia de Robinho Júnior. O filho do ex-atacante do Santos atuou pela primeira vez no time profissional em um jogo oficial. Ele tinha atuado no amistoso com a Desportiva, no Espírito Santo, durante a paralisação do calendário para a Copa do Mundo de Clubes.
Com o resultado, o clube santista chega a 14 pontos, e dá mais um passo para se afastar da zona de rebaixamento.
Já o Flamengo se mantém com 27 e vê a liderança do Brasileiro ameaçada -o Red Bull, que tem 26, entra em campo ainda nesta quarta, e o Cruzeiro, com 27, nesta quinta-feira (17).
O Santos vai enfrentar o Mirassol na próxima rodada. O confronto vai acontecer no sábado, no José Maria de Campos Maia.
O próximo jogo do Flamengo é contra o Fluminense. O clássico acontece no domingo, no Maracanã.
COMO FOI O JOGO
O jogo começou com os times em ritmos acelerados, bom volume e chances criadas logo nos primeiros lances. O Flamengo tinha mais a bola e buscava “balançar” a equipe santista para achar espaços, enquanto o time da casa apostava em transições mais rápidas, principalmente com Neymar.
O clube visitante teve mais a posse de bola, mas cometeu erros no chamado último terço do campo e não teve chances tão claras para abrir o placar. O Santos, aos poucos, pareceu ter perdido “o gás” para pegar o adversário desorganizado. Com boas atuações dos sistemas defensivos, foram poucas finalizações.
Rossi fez boa defesa em chute de Deivid Washington, após tabela com Neymar -em lance marcado por falha de Léo Ortiz. Brazão evitou um gol de Danilo, que cabeceou bem após cobrança de falta.
No segundo tempo, o Flamengo conseguiu encaixar melhor a marcação na saída de bola do Santos, que passou a achar menos espaços. A equipe de Filipe Luís logo teve mais volume perto da área e boas oportunidades -a principal com Plata, após passe de calcanhar de Arrascaeta.
O jogo voltou a ficar movmentado na reta final. Wallace Yan entrou “fazendo fumaça” no Flamengo, mas foi Neymar quem apareceu de forma decisiva. Aos 39 minutos do segundo tempo, o camisa 10 recebeu, girou na área e bateu para o fundo da rede.
SANTOS
Brazão; Escobar, João Basso, Luan Peres e Souza; Tomás Rincón, Zé Rafael (Diego Pituca) e Neymar; Barreal (Robinho Junior), Guilherme (Willian Arão) e Deivid Washington (Gabriel Bontempo). Técnico: Cleber Xavier
FLAMENGO
Rossi; Wesley, Léo Ortiz (Léo Pereira), Danilo e Varela; Allan (De la Cruz), Jorginho e Arrascaeta (Juninho); Luiz Araújo (Everton Cebolinha), Bruno Henrique (Wallace Yan). Técnico: Filipe Luís
Local: Vila Belmiro, em Santos
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG)
Cartões amarelos: João Basso, Luan Peres (SAN); Jorginho, Arrascaeta (FLA)
Gols: Neymar, do Santos, aos 39’/2ºT