RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A Huawei voltou a liderar o mercado de smartphones da China, após ser superada durante quatro anos por empresas como Apple e Vivo. A gigante de tecnologia detém, atualmente, 18% de participação no setor, de acordo com dados preliminares da International Data Corporation.
A Huawei embarcou 12,5 milhões de smartphones no segundo trimestre deste ano, superando a Apple, que vendeu 9,6 milhões de unidades e ficou com 14% do mercado. A Vivo caiu para a terceira posição representando 9% do setor.
Embora tenha registrado uma queda de 3,4% nas vendas em comparação ao ano anterior, a gigante chinesa conseguiu recuperar sua liderança após anos de sanções comerciais que limitaram seu acesso a chips avançados.
A Huawei continua a expandir seu portfólio, que inclui smartphones, equipamentos de telecomunicações e eletrônicos de consumo. Em maio deste ano, a empresa lançou o próprio sistema operacional para computadores, chamado HarmonyOS. O objetivo é criar uma alternativa ao Windows, da empresa americana, Microsoft.