Operação Cerrado Vivo 2025 - bombeiros no Parque de Terra Ronca

A Operação Cerrado Vivo 2025 marca um avanço inédito na prevenção e combate aos incêndios florestais no estado de Goiás.

A partir deste ano, sete unidades de conservação estaduais contam com presença permanente, 24 horas por dia, de equipes especializadas do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), que atuam de forma preventiva e emergencial no monitoramento e combate a focos de calor.

Operação Cerrado Vivo 2025

A ação teve início em maio, no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco e, desde então, foi ampliada para outras seis unidades de conservação, entre elas o Parque Estadual da Serra Dourada, o Parque Estadual da Serra de Caldas e o Parque Estadual de Terra Ronca, localizado no norte goiano.

A presença contínua dos bombeiros nas unidades tem o objetivo principal de impedir que pequenos focos de incêndio se tornem grandes queimadas, por meio de detecção precoce e resposta imediata.

A ação é fruto de uma parceria estratégica entre o CBMGO e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), consolidando uma política pública de prevenção robusta e permanente em áreas de alto valor ambiental e ecológico do Cerrado goiano.

Com monitoramento constante, uso de tecnologia e equipes especializadas em combate a incêndios florestais, a Operação Cerrado Vivo 2025 representa um marco para a preservação da biodiversidade e para a proteção das Unidades de Conservação do estado. O modelo adotado reforça o compromisso do Governo de Goiás com a sustentabilidade e com a segurança ambiental em todo o território goiano.

Saiba mais

Comitê Estadual já trabalha na prevenção de incêndios florestais

Decreto suspende uso do fogo em vegetação no estado

O post Operação Cerrado Vivo 2025 reforça combate a incêndios florestais apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora