SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Festival de Gramado, que ocorre de 13 a 23 de agosto na serra gaúcha, anunciou nesta terça-feira (15) que irá homenagear os atores Rodrigo Santoro e Marcélia Cartaxo e a produtora Mariza Leão.
O evento também anunciou a série que será lançada durante o festival. O primeiro episódio de “Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente”, de Marcelo Gomes e Carol Minêm, será exibido no Palácio dos Festivais, em 16 de agosto.
A série acompanha um grupo de comissário de bordo durante o começo da crise da Aids no Brasil, na década de 1980. Ao ver pessoas infectadas pela doença, mas sem acesso ao tratamento, eles decidem contrabandear o medicamento AZT do exterior. A produção conta com Johnny Massaro, Ícaro Silva e Bruna Linzmeyer e chega ao streaming HBO Max em 31 de agosto.
Rodrigo Santoro receberá o Kikito de Cristal durante o festival. O ator, que começou em novelas e ganhou destaque internacional com “300” (2007) e “Westworld” (2016), participa de “O Último Azul”, longa de Gabriel Mascaro que conquistou o Urso de Prata no Festival de Berlim e que irá abrir o Festival de Gramado.
A produtora Mariza Leão, da produtora Morena Filmes, ganha o Troféu Eduardo Abelim. Ela produziu longas como “Meu Nome Não É Johnny” (2008), vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, e o sucesso de bilheteria “Meu Passado me Condena”.
Já o Oscarito vai para Marcélia Cartaxo, atriz com mais de 40 anos de trajetória no cinema brasileiro. Ela ficou conhecida por interpretar Macabéa em “A Hora da Estrela”, baseado no livro homônimo de Clarice Lispector. Mais recentemente, atuou em “A Mãe”, de 2022, e “Lispectorante”, de 2024.