SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Mesmo entre eleitores à direita é maior a reprovação do que a aprovação ao tarifaço imposto ao Brasil por Donald Trump —o presidente americano mencionou e pediu o fim do julgamento de Jair Bolsonaro (PL) pela trama golpista ao anunciar a medida.

É o que mostra a nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16).

No público geral, 72% afirmam que Trump está errado ao impor taxas ao Brasil por acreditar que há uma perseguição a Bolsonaro. Apenas 19% afirmam que ele está certo. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

Para quem diz não ser bolsonarista, mas se enquadra no campo político da direita, 52% veem erro de Trump, e 40% o apoiam. A margem de erro é de cinco pontos para mais ou para menos nesse grupo.

Entre quem se declara bolsonarista, 48% afirmam que Trump está errado, e 42% dizem que o presidente americano está certo. Nesse caso, a margem de erro é de seis pontos percentuais, para mais ou para menos.

No grupo de lulistas ou petistas, em que a margem de erro é de cinco pontos, 87% afirmam que Trump está errado, enquanto 9% afirmam que ele está certo.

Entre os eleitores à esquerda, 94% são contra a decisão do presidente americano e 2% são a favor. A margem de erro é de seis pontos.

Para 79% dos entrevistados, as altas tarifas aos produtos brasileiros vão prejudicar a vida.

O levantamento também perguntou se é correta a afirmação de Trump de que a relação comercial entre os países é injusta. Uma maioria de 63% respondeu ser incorreta ante 25% que dizem ser correta.

Aqui novamente a opinião desfavorável a Trump é de 48% ante 41% entre bolsonaristas e de 48% a 43% entre eleitores de direita.

A Genial/Quaest fez 2.004 entrevistas em 120 municípios, de quinta-feira (10) até segunda-feira (14). O levantamento da Quaest é financiado pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial.

A nova pesquisa mostrou ainda que 53% apoiam a decisão do presidente Lula (PT) de reagir ao tarifaço com reciprocidade.

O levantamento aponta que Lula tem 40% de avaliação negativa ante 28% de avaliação positiva, uma oscilação positiva em relação à rodada anterior.

O governo Lula e o PT vêm culpando Bolsonaro pela sobretaxa de 50% a importações brasileiras a partir de agosto. O partido usou a ocasião para lançar a campanha “Defenda o Brasil”, com as cores da bandeira brasileira.

A família Bolsonaro, por sua vez, vem defendendo que a solução para o tarifaço é uma “anistia ampla, geral e irrestrita” aos golpistas.

A medida de Trump foi influenciada por uma campanha conduzida nos EUA pelo deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para pressionar o governo americano a adotar medidas que pudessem constranger o STF (Supremo Tribunal Federal).