SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Prestes a estrear sua 27ª temporada, a série “South Park” não está mais disponível no catálogo da Paramount+. Os longas-metragens com os personagens da série, porém, ainda estão disponíveis.

A nova temporada chegou a ter estreia anunciada para 12 de julho no Brasil, conforme mostram teasers do canal oficial da Paramount no YouTube. Nos Estados Unidos, a estreia da nova temporada foi adiada para 23 de julho no canal Comedy Central.

O motivo da retirada do catálogo, segundo o Hollywood Reporter, tem a ver com uma disputa envolvendo os criadores da série, Trey Parker e Matt Stone, a Paramount Global e a Skydance, empresa que comprou a Paramount Global em julho do ano passado, por US$ 8 bilhões (cerca de R$ 44,5 bi).

Após o adiamento da nova temporada, Parker escreveu no X “Paramount sucks”, ou “a Paramount é uma droga”. O perfil oficial da série no X postou, ainda, uma nota afirmado que “essa fusão [entre Paramount e Skydance] é uma zona e está ferrando com South Park. Estamos no estúdio trabalhando em novos episódios e esperamos que os fãs consigam vê-los de algum jeito”. A nota é atribuída a Parker e Stone.

De acordo com o Hollywood Reporter, os criadores de “South Park” haviam acordado uma renovação de contrato com a Paramount, após o fim do atual, que vence em 2027. Este novo contrato duraria dez anos, segundo a publicação, mas a Skydance não concorda com o período e pede que seja de no máximo cinco anos, segundo a publicação

Além de ser um dos maiores estúdios de Hollywood, a Paramount também tem uma plataforma de streaming e incluí as marcas da CBS e Nickelodeon. Franquias como “Missão: Impossível”, “Top Gun”, “Transformers” e “Tartarugas Ninja” agora estão sob comando da Skydance. Clássicos como “O Poderoso Chefão” e “Forrest Gump” também fazem parte da história da Paramount.

Em resposta ao comunicado de imprensa da Comedy Central sobre a mudança na data de estreia de South Park, Trey Parker e Matt Stone disseram:

A reportagem tentou contato com a Paramount+, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.