SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Flip, Festa Literária Internacional de Paraty, anunciou nesta terça-feira uma mesa extra na programação oficial com o escritor português Valter Hugo Mãe, convidado que ainda não havia sido divulgado. É a segunda vez do autor na festa após uma participação celebrada em 2011.

O autor de “A Máquina de Fazer Espanhóis” apresentará sua nova obra publicada pela Globo Livros, “Educação da Tristeza”, e discutirá a adaptação cinematográfica do romance “O Filho de Mil Homens”, que estreia na Netflix ainda neste ano com Rodrigo Santoro no papel principal.

A mesa acontece às 13h30 do dia 1º de agosto, sexta-feira, com mediação do jornalista Walter Porto. A venda de ingressos para esta mesa começa na quinta, dia 17, e já está aberta para todas as outras.

A Flip acontece de 30 de julho a 3 de agosto na cidade do litoral fluminense, voltando a seu período tradicional após desarranjos de calendário no período pós-pandemia. A curadoria é da livreira e editora Ana Lima Cecilio e o homenageado é o poeta Paulo Leminski.

Há agora 16 nomes internacionais na programação principal, incluindo a espanhola Rosa Montero, o israelense Ilan Pappe, a sueca Liv Strömquist, o italiano Sandro Veronesi, a mexicana Cristina Rivera Garza e o português Ricardo Araújo Pereira. Pela primeira vez, a festa paratiense não tem nenhum convidado que tem no inglês sua primeira língua.

Entre os destaques brasileiros, estão as paranaenses Alice Ruiz e Giovana Madalosso, colunista da Folha, os cariocas Nei Lopes e Marília Garcia, os paulistas Lilia Guerra e Sérgio Vaz, a gaúcha Mar Becker, a paraense Monique Malcher e a amazonense Verenilde Pereira.

FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY 2025

Quando De 30/7 a 3/8

Onde Centro Histórico de Paraty, no Rio de Janeiro

Preço De R$ 39 a R$ 135 por mesaIngressos e mais informações flip.org.br