PEQUIM, CHINA (FOLHAPRESS) – No segundo dia de sua nova visita à China, Jensen Huang, fundador e CEO da gigante americana de tecnologia Nvidia, declarou que vai retomar a venda do chip H20 ao mercado chinês, após três meses de veto por Washington.
“Hoje, estou anunciando que o governo dos EUA aprovou o registro de licenças para começarmos a despachar os H20”, disse, sorrindo, na entrada do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional, em Pequim. “Começaremos a vender os H20 para o mercado chinês e pretendo despachá-los em breve.”
Como vem fazendo regularmente há meses, Huang estendeu-se em elogios ao desenvolvimento tecnológico chinês. “De todos os países do mundo, há dois com extraordinária ciência da computação, e a China é um deles”, falou.
“É por isso que a China se sente tão confortável com inteligência artificial, porque é matemática da ciência da computação. Esta é uma nova comunidade profunda de cientistas, aqui na China, e nós devemos comemorar. Por isso estou muito orgulhoso.”
Acrescentou que estava “muito feliz” e que “o mercado chinês é imenso, dinâmico e altamente inovador, portanto, é crucial que as empresas americanas se estabeleçam” nele.
Instado a falar do anúncio em entrevista coletiva, Lin Jian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, respondeu que “normalmente não comenta atividades empresariais”, mas acrescentou:
“A oposição da China à politização, instrumentalização e militarização de questões tecnológicas e comerciais, bem como as tentativas maliciosas de bloquear e suprimir a China, é consistente e clara. Essas ações desestabilizam as cadeias industriais e de suprimentos globais e não servem aos interesses de ninguém.”
Esta é a terceira visita de Huang à China desde o início do ano. Em janeiro, ele já havia declarado que continuaria a trabalhar com a China, apesar das pressões. Em abril, reuniu-se com o mesmo conselho comercial, vinculado ao Ministério do Comércio da China, para falar sobre o bloqueio do H20 pelo governo americano, informado dias antes.
Oficialmente, Huang está de volta a Pequim a convite de Ren Hongbin, presidente do órgão, para participar da abertura da Exposição Internacional da Cadeia de Suprimentos, que começa na quarta-feira (16). A capital já enfrentava trânsito lento na região do evento, nesta terça.
Sobre o chip, o site da Nvidia detalhou que o governo americano “garantiu que as licenças serão dadas” e que a versão do H20 a ser vendida no mercado chinês vai “obedecer completamente” as limitações de desempenho estabelecidas por Washington para autorizar a exportação.