SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O filme “Superman” teve duas cenas de beijo entre os personagens Super-Homem e Lois Lane cortadas na Índia. A Central Board of Film Certification, ou Conselho Central de Certificação de Filmes, o CBFC, alegou que elas eram “sensuais demais” para o público indiano.
Segundo o jornal britânico The Guardian, uma das cenas tem 33 segundos de duração e é ambientada em um shopping. A retirada dessa parte do filme gerou cortes abruptos e provocou reações imediatas dos indianos.
Parte dos espectadores, afirma o Guardian, reclamaram de inconsistências nos padrões do órgão censor. Muitos destacaram que a censura tolera violência extrema e misoginia em filmes indianos, mas reprime afeto consensual em produções estrangeiras.
A atriz indiana Shreya Dhanwanthary chamou a decisão de ridícula em postagem no X, antigo Twitter, ressaltando que cenas violentas ou obscenas em filmes familiares são toleradas, mas um beijo numa produção para maiores de 12 anos não é. Outros usuários criticaram a edição brusca, que compromete o ritmo da narrativa.