SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Quatro meses depois do show que Lady Gaga fez na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a BBC contestou o público oficial do evento, de mais de 2 milhões de pessoas. Segundo uma reportagem do veículo britânico, apenas 660 mil poderiam estar presentes na apresentação da cantora.
“As autoridades do Rio comemoraram o comparecimento de 2,1 milhões de pessoas como um triunfo”, diz o texto. “No entanto, uma análise cuidadosa da equipe da ‘BBC Verify’ e de um especialista em densidade de público revela que é altamente improvável que as alegações sejam precisas.”
O questionamento sobre a quantidade de público foi enviado por um espectador do canal britânico. A reportagem em vídeo compara algumas fotos do show, em que a plateia se espalha ao longo da praia, com um mapa daquela parte da orla da zona sul carioca.
Segundo a BBC, a plateia estaria ocupando uma área de 140 mil metros quadrados, ou cerca de 20 campos de futebol. À frente do quadro “BBC Verify”, o jornalista Richard Irvine-Brown considerou uma densidade de 4,7 pessoas por metro quadrado, o máximo recomendado pelo guia de segurança nos esportes do Reino Unido.
A matéria então conclui que, mesmo contando as pessoas nas sacadas dos prédios e com o dobro da densidade, ainda assim não chegaria no número divulgado pelas autoridades cariocas. “Para 2 milhões de pessoas, você precisaria de toda a extensão da praia de Copacabana, que tem cerca de 610 mil metros quadrados”, diz Irvine-Brown.
A BBC ainda afirma que, após sua descoberta, as autoridades do Rio de Janeiro mantiveram os números oficiais. Contudo, diz o veículo, eles “não explicaram como chegaram nesses números”.
A apresentação no Brasil fez Lady Gaga entrar no Guinness Book por ter batido o recorde de maior público em um show gratuito de uma artista feminina.