SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A UFG (Universidade Federal de Goiás) divulgou nessa segunda-feira (14) que voltará a aplicar vestibular próprio em 2025, após 10 anos de seleção exclusiva por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O exame será realizado no dia 19 de outubro e vai preencher metade das vagas da instituição para o ano letivo de 2026.
Desde 2015, todas as vagas da UFG eram oferecidas com base na nota do Enem. Com a retomada do vestibular, os candidatos terão agora duas formas principais de ingresso: pela prova tradicional e pelo Sisu. Haverá ainda um cadastro de reserva com possibilidade de convocação.
O processo seletivo será conduzido pelo Instituto Verbena e terá apenas uma fase, com 96 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais e uma redação. As inscrições devem ser feitas entre 4 de agosto e 5 de setembro. Pedidos de isenção da taxa serão aceitos de 4 a 14 de agosto.
Ao todo, serão 2.209 vagas em mais de 100 cursos de graduação, distribuídos nos campi de Goiânia, Aparecida de Goiânia e cidade de Goiás. Agronomia terá o maior número de vagas, com 70. Medicina oferecerá 55.
Em texto publicado no site da UFG, a reitora Angelita Pereira de Lima afirmou que o vestibular “qualifica ainda mais o Sisu”, já que segue diretrizes semelhantes às do sistema adotado desde 2014.
A UFG diz que a novidade busca aumentar a ocupação das vagas. “Em 2024, entre o Sisu e o Processo Seletivo Complementar que realizamos, chegamos aos 90% de totalização e ficamos acima da média nacional para as universidades federais, que foi 75%”, diz Pereira
O pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade, declarou que o retorno do vestibular amplia as oportunidades de ingresso, inclusive para quem não se inscreveu no Enem. Como o vestibular e o exame nacional têm datas diferentes, os candidatos poderão participar dos dois processos.
A universidade manterá a política de cotas, com reserva de vagas para estudantes da rede pública, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Calendário do vestibular 2026 da UFG
Pedidos de isenção da taxa: 4 a 14 de agosto
Resultado da isenção: 20 de agosto
Inscrições: 4 de agosto a 5 de setembro
Divulgação do local de prova: 7 de outubro
Prova: 19 de outubro
Resultado final: 28 de novembro