SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um dos processos seletivos mais concorridos do país, as inscrições para o vestibular ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) 2026 foram prorrogadas até o dia 20 de julho. É a segunda vez que o instituto estende o período de inscrições para o processo seletivo.

Destinado ao ensino da área de engenharia, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica é ligado ao Comando da Aeronáutica e tem o campus localizado na cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o portal do vestibular ITA. Logo após, o participante deve preencher o formulário com suas informações pessoais, como CPF, endereço, telefone e email.

Após o preenchimento do formulário, o candidato deve gerar o boleto bancário da taxa de inscrição no valor de R$ 195. O pagamento deverá ser realizado até o dia 21 de julho.

Com a nova prorrogação das inscrições, os participantes que não realizaram o pagamento do boleto dentro do período de vencimento podem gerar um novo. Para isso, o candidato deve entrar na página oficial do ITA, acessar a aba de segunda via de boleto e gerar um novo GRU (Guia de Recolhimento da União).

A primeira fase do vestibular acontecerá no primeiro domingo de outubro, dia 5. A prova terá duração de até cinco horas, com temas de física, inglês, matemática e química.

A segunda fase está marcada para 28 a 31 de outubro, com duração de até 4 horas. O exame terá questões discursivas de matemática, física, química, português e redação.

Além das duas fases, o processo seletivo também terá a terceira etapa, chamada de Inspeção de Saúde. Neste caso, o candidato passará por uma inspeção física para a matrícula no CPOR (Curso de Preparação de Oficiais da Reserva).

“[A inspeção tem como] fim a comprovação a não existência de patologia ou característica incapacitante para matrícula no CPOR”, explica o edital do vestibular.

As provas serão aplicadas em 25 cidades em todas as regiões do país. Veja a seguir as cidades: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR DO ITA 2026

– Período de inscrição: até 20 de julho

– Aplicação da 1ª fase: 5 de outubro

– Aplicação da 2ª fase: 28 a 31 de outubro

– Divulgação da classificação final do vestibular: 12 de dezembro