RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Um ônibus foi tomado por criminosos e usado como barricada na Estrada de Botafogo, em Costa Barros, na zona norte do Rio, na manhã desta segunda-feira (14). Entulhos também foram incendiados para bloquear ruas da região.
Segundo a Polícia Militar a ação criminosa ocorreu em represália a uma operação no Complexo da Pedreira, contra o roubo de cargas e veículos. Os policiais também tentam coibir disputas territoriais na região, que é dominada pelo TCP (Terceiro Comando Puro).
De acordo com o 41º BPM (Irajá), responsável pela ação, nove pessoas foram presas, e cinco fuzis, uma pistola e uma granada foram apreendidos.
Um blindado da PM foi deslocado para o local onde o ônibus estava e resguardou a segurança do veículo até sua retirada. A via foi totalmente liberada no início da tarde.
De acordo com o Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas, o coletivo tomado pertence à linha 920 (Bonsucesso x Pavuna). Outras duas linhas, a 778 (Pavuna × Cascadura) e a SVB665 (Pavuna × Saens Peña), precisaram ser desviadas. Ainda segundo a entidade, 68 ônibus foram sequestrados na capital neste ano.
A Secretaria Municipal de Educação disse que 14 escolas foram impactadas pela operação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, três unidades de saúde também foram afetadas: uma precisou suspender completamente o funcionamento; uma clínica da família manteve o atendimento interno, mas suspendeu as ações externas no território; e uma terceira adiou o início das atividades e avalia a possibilidade de abrir ainda hoje.
A operação desta segunda mobilizou equipes do COE (Comando de Operações Especiais), do Batalhão de Choque, do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), do Batalhão de Ações com Cães e de batalhões de área em três comunidades da zona norte: Pedreira (Costa Barros), Serrinha (Madureira) e Primavera (Cavalcante).
No Morro da Serrinha, um homem apontado como integrante do tráfico foi baleado em confronto com o Bope. Ele foi socorrido ao Hospital Estadual Carlos Chagas, mas não resistiu. Com ele, foram apreendidos uma pistola, carregadores e munição.