Walison Veríssimo

O deputado federal Adriano do Baldy (PP) afirmou que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) desponta como uma alternativa viável para liderar a direita nas eleições presidenciais de 2026. De acordo com ele, ao ser questionado pela coluna Giro, do Jornal O Popular, há um sentimento de desgaste em torno do ex-presidente Jair Bolsonaro, hoje inelegível, e uma indefinição sobre nomes como o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“Ele [Caiado] tem todos os predicados que a direita precisa. O Bolsonaro está cansado, está inelegível. O Tarcísio não fala nem sim, nem não”, afirmou o parlamentar goiano, ao ser questionado sobre a visão do PP em relação à pré-candidatura de Caiado à presidência da República em 2026.

Adriano ainda destacou o movimento recente de aproximação de Caiado com setores fora da bolha bolsonarista, como os chamados progressistas, e citou um jantar político como sinal dessa construção.

“O Ronaldo ainda não tinha se reunido com os progressistas e tivemos um jantar. O Ciro [Nogueira, presidente nacional do PP] foi muito cirúrgico na fala dele. Disse que estamos no mesmo partido, o União Progressista, e que, sem dúvida nenhuma, ele é uma grande opção”, completou.

União Brasil e PP formalizaram no mês passado a criação da superfederação União Progressista, que deve ter protagonismo nas eleições municipais de 2026 e, principalmente, na definição de uma candidatura de centro-direita à Presidência da República.

“Agora, nós temos que construir”, disse Adriano, sugerindo que a consolidação de Caiado no cenário nacional ainda depende de articulação política e alianças sólidas dentro e fora da nova federação.