SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As inscrições para o Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) estão abertas. Pela primeira vez, os estudantes concluintes de medicina terão que realizar a prova promovida pelo MEC (Ministério da Educação). Caso o aluno não participe, não poderá concluir o curso.

Criado em abril deste ano pelo governo federal, o exame tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino dos cursos de medicina do país e também ajudar na seleção de alunos para residências.

De acordo com o Inep, órgão ligado ao MEC e responsável pela prova, o Enamed também tem como objetivo a melhoria dos cursos, o fortalecimento do SUS e a unificação e transparência do modelo de avaliação.

A prova do Enamed será baseada na matriz de referência do Enare (Exame Nacional de Residência). O exame terá 100 questões de múltipla escolha, com conteúdos, habilidades e competências nas áreas previstas nos cursos de medicina, como: clínica geral, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde mental e saúde coletiva.

Além das questões, os estudantes também deverão responder alguns questionários. O Questionário Contextual é obrigatório para todos os participantes. Já o Questionário do Estudante, é obrigatório para os alunos concluintes do curso de medicina inscritos no Enade. E o terceiro, chamado de Questionário de Percepção de Prova, não é obrigatório.

“A avaliação será baseada nos critérios definidos para o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), observadas as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais), os normativos, bem como as legislações de regulamentação do exercício profissional vigentes e atinentes à área médica”, explica o Inep.

O resultado do novo exame também poderá ser usado no Enare, que é realizado pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) para selecionar candidatos a vagas de residência médica.

Para se inscrever no Enamed, o candidato deve realizar o cadastro no site oficial do exame. No momento da inscrição, o estudante deve preencher o formulário com os dados pessoais, como CPF e data de nascimento, e também sinalizar se deseja utilizar o resultado obtido no exame no Enare.

Os estudantes que não pretendem utilizar os resultados do Enamed para ingressar na residência, via Enare, estão isentos da taxa de inscrição. Caso o aluno deseje utilizar a nota do Enamed para o Enare, será necessário pagar a taxa de inscrição.

A prova será aplicada no dia 19 de outubro em todo o país. Segundo o MEC, a expectativa é que o novo exame seja realizado por 42 mil estudantes concluintes.

Calendário Enamed 2025

– Período de inscrição: até dia 18 de julho

– Solicitação de tratamento pelo nome social: até 18 de julho

– Solicitação de atendimento especializado: até 18 de julho

– Aplicação da prova: 19 de outubro

– Divulgação do gabarito preliminar: 22 de outubro

– Divulgação do resultado: 5 de dezembro