SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Flamengo venceu o São Paulo neste sábado (12), no Maracanã, na retomada do Campeonato Brasileiro, um mês depois da pausa para a Copa do Mundo de Clubes. Luiz Araújo, formado nas categorias de base do tricolor, fez o primeiro gol com belo chute de canhota, e Wallace Yan marcou o segundo já nos acréscimos.
Líder isolado do Brasileirão, agora com 27 pontos, o rubro-negro voltou a campo quase duas semanas após ser eliminado pelo alemão Bayern de Munique no torneio internacional da Fifa, em que terminou a fase de grupos em primeiro lugar. O time perdeu Gerson, vendido para o Zenit, da Rússia, e Pulgar, lesionado durante o Mundial, e entrou em campo sem o centroavante Pedro, por opção técnica de Filipe Luís.
Já o São Paulo aproveitou a pausa para trocar o então técnico Luis Zubeldía por outro argentino, Hernán Crespo, que está em sua segunda passagem pelo clube. Com a derrota, estaciona nos 12 pontos, a apenas um da zona de rebaixamento.
Diante do maior público do campeonato no ano, de 67.359 pessoas, o clube carioca acumulou algumas chances não aproveitadas na etapa inicial. Na primeira delas, aos 21 minutos, o zagueiro Léo Ortiz arriscou de fora da área e acertou a trave. A bola ainda bateu na perna do goleiro Rafael e sobrou na área, mas a defesa do São Paulo tirou. Aos 42, em nova tentativa de Ortiz, Rafael tirou para o lado e evitou o gol.
As melhores oportunidades do rubro-negro no primeiro tempo vieram nos acréscimos, com Wesley, que fez bonita jogada dentro da área e parou no goleiro, e Gonzalo Plata, que de frente para o gol chutou para fora.
O São Paulo foi ao ataque mais a partir de erros da defesa do Flamengo do que por jogadas criadas, mas melhorou o domínio de bola no início do segundo tempo. Aos 8, a bola chegou a sobrar para o português Cédric, que mandou por cima da trave do goleiro Rossi.
Coube a um ex-jogador do tricolor abrir o placar aos 15 minutos. Luiz Araújo recebeu de Wesley e acertou belo chute na entrada da área para mandar a bola no ângulo. Não comemorou em sinal de respeito ao antigo clube.
A troca de passes na frente melhorou depois que Hernán Crespo colocou Ferreirinha, Bobadilla e Ryan Francisco no jogo, mas não a ponto de o time ameaçar o gol de Rossi.
Wallace Yan matou o jogo ao marcar o segundo gol do Flamengo, aos 51, depois de aproveitar rebote de chute de Luiz Araújo.
No mesmo horário, Vitória e Internacional se enfrentaram no Beira-Rio, com vitória para os donos da casa, por 1 a 0, gol marcado por Bruno Tabata.
FLAMENGO
Rossi; Wesley, Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas (Varela)); Jorginho (De La Cruz), Allan e De Arrascaeta (Wallace Yan); Plata, Luiz Araújo e Bruno Henrique (Everton Cebolinha). T.: Filipe Luís.
SÃO PAULO
Rafael; Enzo, Arboleda, Alan Franco, Sabino e Cedric; Pablo Maia (Bobadilla), Marcos Antônio (Ferreira), Alisson e Oscar; André Silva (Ryan Francisco).T.: Hernán Crespo.
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Público: 67.359
Renda: R$ 4.693.377,50
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Bruno Raphael Pires (GO)
VAR: Braulio da Silva Machado (SC)
Gol: Luiz Araújo, aos 15 minutos do 2º tempo, e Wallance Yan, aos 50 minutos do 2º tempo (FLA)
Cartões amarelos: Bruno Henrique e Wallance Yan (FLA); Alan Franco, Sabino (SAO)