SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Como previsto inicialmente pelos institutos de meteorologia, o fim de semana deve ter tempo estável e sem chuva na região metropolitana de São Paulo. No entanto, há uma leve mudança em relação à temperatura, que agora deve ficar 1°C mais frio que a previsão inicial.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), este sábado (12), por exemplo, deve ter mínima de 12°C no fim da madrugada enquanto a máxima não deve superar os 23°C à tarde. Anteriormente, a marca poderia chegar aos 24°C.

Esse ajuste é normal e acompanha a variação do clima. O que está certo é que o dia começará com sensação de frio e formação de neblina em alguns pontos, mas o tempo melhora e o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia.

Outro ponto esperado é a baixa umidade do ar nos horários mais quentes, com taxas que podem ficar na casa dos 35%, o que é prejudicial à saúde humana, principalmente, para quem tem problemas respiratórios, além de crianças e idosos. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), umidade abaixo dos 60% já é causa de preocupação.

Nesta sexta-feira (11), o Inmet registrou a taxa de umidade de 38% às 17h. Já os termômetros variaram de 13,1°C às 5h a 22,5°C às 15h.

Nas regiões norte e oeste do estado, a previsão indica que o tempo deve ficar ainda mais seco, com taxas de umidade até abaixo dos 30%. Por isso, a Defesa Civil estadual mantém um aviso de alerta para o risco de queimadas na maioria dos municípios dessas regiões.

Conforme mais a leste, o risco diminui. Assim, na Grande São Paulo, litoral e vales do Ribeira e Paraíba o risco de queimadas é praticamente nulo.

Em relação à temperatura, as cidades do oeste e norte também devem ficar mais quentes, com máximas que podem chegar perto dos 30°C.