SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As primeiras cenas de “Três Graças”, próxima novela das 21h da Globo, começaram a ser gravadas nesta semana na zona norte de São Paulo. Na terça-feira (8), o cenário foi a rua Ipiroldes Marthis Borges -no trecho conhecido como Iraque, uma das comunidades mais conhecidas da Brasilândia.
Alana Cabral, que interpreta a filha da personagem Gerluce (Sophie Charlotte) e será uma das protagonistas, era uma das que estavam na externa. Na trama, ela vive uma adolescente que engravida precocemente e precisa lidar com a responsabilidade de amadurecer antes do tempo.
Na quinta-feira (10), a equipe gravou na rua São Gonçalo do Abaeté, na mesma região da cidade. Segundo moradores, por ser uma via pouco movimentada, foi possível interditá-la para uma sequência que envolvia carros e durou cerca de oito horas para ser gravada.
Grazi Massafera e Romulo Estrela, que serão a vilã Arminda e o policial Paulinho respectivamente, participaram. O ator Paulo Mendes, visto recentemente em “Mania de Você”, estava com um novo visual platinado, fruto da caracterização do personagem Raul, filho que será frequentemente humilhado por Arminda.
À reportagem, o diretor Luiz Henrique Rios comentou a escolha da locação, destacando as favelas como espaços de grande potência coletiva. Ele ressaltou a organização, o trabalho e a harmonia que prevalecem entre os moradores, mesmo com a ausência do poder público.
“A gente tem que parar de achar que o nosso país é falta, o nosso país é muito potente e esse lugar é pura potência. Eu estou muito feliz de estar aqui”, afirmou.
As gravações dividem os moradores. Para alguns, é motivo de orgulho ver a periferia retratada em rede nacional. Outros, no entanto, questionam a escolha de cenários mais vulneráveis. A rotina da comunidade foi impactada pela movimentação intensa da equipe, com mais de 30 profissionais envolvidos em cada cena.
As primeiras gravações devem seguir até o dia 24 de julho, de acordo com o que o produtor Rodrigo Olegário disse à reportagem. Outras locações na região da Brasilândia e na Aclimação (região central da capital paulista) também estão previstas. Ruas, vielas e espaços urbanos dos bairros serão usados para dar vida à trama.
“Três Graças” conta a história de três gerações de mulheres: avó, mãe e neta, unidas por um mesmo destino. Todas engravidaram cedo e criaram os filhos sozinhas. Prevista para outubro, a trama marca o retorno de Aguinaldo Silva à faixa das nove após quatro anos longe da emissora.