Da Reda

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a endurecer sua política comercial nesta quinta-feira (10) ao decretar uma tarifa de 35% sobre produtos vindos do Canadá. A medida entra em vigor no dia 1º de agosto e é parte de uma ofensiva mais ampla contra nações que, segundo ele, mantêm relações comerciais “injustas” com os EUA.

Em publicação na rede Truth Social, Trump justificou a nova taxa alegando que o Canadá tem falhado no combate ao tráfico de fentanil — droga sintética altamente viciante — contribuindo, de forma indireta, para a crise de saúde pública nos Estados Unidos. O presidente disse ainda que Ottawa reagiu com retaliações comerciais, ao invés de colaborar.

Apesar do tom duro, Trump deixou uma porta aberta: empresas canadenses podem escapar da tarifa caso optem por transferir suas fábricas e operações para solo americano. “Vamos agilizar todas as aprovações, profissionalmente e de forma rotineira, em poucas semanas”, prometeu.

Desde segunda-feira, o Canadá se junta a uma lista crescente de países notificados por Washington com novas medidas tarifárias, que inclui Brasil, Líbia, Filipinas, Sri Lanka, Argélia, Iraque, Brunei e Moldávia.