SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Agências de fotografia devem boicotar os demais shows da turnê de retorno da banda Oasis após o estabelecimento de uma série de restrições ao uso de suas imagens. A informação é do jornal britânico The Guardian.
A decisão já irá incluir a apresentação que acontece nesta sexta-feira (11), na cidade de Manchester, no Reino Unido.
A administração do grupo musical informou a agências e a publicações como jornais, revistas, emissoras de televisão e páginas online que eles perderão os direitos das fotografias após um ano, impedindo qualquer uso futuro das imagens.
Os acordos estabelecidos com fotógrafos e de agências geralmente envolvem direitos vitalícios, o que permite o uso das imagens em publicações posteriores que dizem respeito a retrospectivas, homenagens ou futuros eventos envolvendo uma mesma banda.
Depois do primeiro show da turnê, que aconteceu em Cardiff, no Reino Unido, a News Media Coalition (NMC), grupo representante de importantes jornais britânicos, registrou uma queixa após negociações frustradas para melhorar os termos estabelecidos.
O grupo representa veículos como o próprio The Guardian, o The Telegraph e o The Sun, e agências como a Shutterstock, a Getty Images e a AFP da França.
“Todas os veículos de notícias, agora e antigamente, criam fotografias para uso imediato e para ilustrar futuras publicações”, disse o chefe executivo da NMC, Andrew Moger.
“As agências de notícias querem cobrir a turnê de Cardiff até o Brasil, mas a falta de liberdade para compartilhar as notícias no futuro é um grande fator no planejamento editorial”, afirma Moger.
As agências e publicações concordaram em manter a cobertura até o show anterior, mas decidiram boicotar as próximas apresentações após o fracasso das negociações. Segundo o The Guardian, anteriormente os direitos autorais seriam mantidos durante apenas um mês.
Procurada pelo veículo britânico, a banda ainda não se pronunciou sobre o caso.