SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Os times europeus sofreram, mas viraram sobre os sul-americanos nos confrontos diretos no Mundial, com a fase eliminatória sendo decisiva.
EUROPA X AMÉRICA DO SUL NO MUNDIAL
Os clubes da Europa terminaram os duelos contra os representantes da América do Sul possuindo o dobro de vitórias: 6 a 3. Resta apenas um jogo para o fim do torneio, e será entre dois europeus: Chelsea x PSG.
Os sul-americanos começaram o Mundial endurecendo contra os ricos do “velho continente”. Na primeira rodada, nenhuma vitória da Europa, que amargou três empates: o Palmeiras segurou o Porto, o Flu freou o Borussia Dortmund e o Boca quase surpreendeu o Benfica.
Depois, vieram as primeiras vitórias épicas sobre os gigantes. O Botafogo derrubou o campeão europeu PSG e o Flamengo dominou o Chelsea os dois europeus que foram à final, embora o Boca tenha perdido para o Bayern. Os resultados “chocaram” o mundo do futebol e levantaram um debate sobre o momento diferente das temporadas e o nível de importância dado ao Mundial.
A reação europeia ocorreu na rodada final da fase de grupos. O Botafogo foi superado pelo Atlético de Madri, apesar de confirmar a classificação, enquanto o River Plate perdeu para a Inter de Milão. O placar ficou 3 a 2 para os europeus, além dos três empates.
O mata-mata do Mundial, no entanto, pesou ainda mais contra os sul-americanos que já não contavam com os argentinos. Cada lado somou uma vitória nas oitavas com o Bayern eliminando o Flamengo e o Fluminense derrotando a Inter, mas os europeus desgarraram na sequência, encabeçados pelo Chelsea. O time inglês venceu o Palmeiras nas quartas e o Flu na semi. Placar final, 6 a 3 para os europeus nos confrontos diretos.
*
CONFRONTOS ENTRE SUL-AMERICANOS E EUROPEUS
Fase de grupos
Palmeiras 0 x 0 Porto
Boca Juniors 2 x 2 Benfica
Fluminense 0 x 0 Borussia Dortmund
PSG 0 x 1 Botafogo
Boca 1 x 2 Bayern
Flamengo 3 x 1 Chelsea
Botafogo 0 x 1 Atlético de Madri
Inter de Milão 2 x 0 River Plate
Mata-mata
Bayern de Munique 4 x 2 Flamengo (oitavas)
Fluminense 2 x 0 Inter (oitavas)
Palmeiras 1 x 2 Chelsea (quartas)
Fluminense 0 x 2 Chelsea (semis)