Da Redação
O embate diplomático entre Brasil e Estados Unidos ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (9), com declarações incisivas do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Por meio das redes sociais, o chefe do Executivo estadual fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, relacionando suas ações ao antigo líder venezuelano Hugo Chávez e acusando-o de provocar desnecessariamente o governo de Donald Trump.
“Lula segue fielmente o roteiro chavista: ataca os EUA para depois posar de vítima e dizer que nossa soberania está ameaçada. Mas isso é uma farsa”, disparou Caiado. Para ele, o presidente brasileiro busca intencionalmente criar conflitos tanto no cenário interno quanto externo. “Aqui dentro, ele tenta insuflar uma guerra de classes; lá fora, afronta um parceiro histórico como os Estados Unidos”, completou.
Em sua publicação, o governador acusou Lula de tentar se reaproximar de regimes autoritários e de não ter autoridade moral para falar em nome do Brasil. “Lula já se curvou ao narcotráfico e busca alianças com países sustentados pelo ódio e pela corrupção”, afirmou.
Para contornar a crise e evitar prejuízos diplomáticos e econômicos, Caiado propôs uma solução prática: a criação de uma comissão parlamentar, formada por deputados e senadores, que busque uma interlocução direta com Washington. “Precisamos mostrar ao povo americano que Lula não fala por todos nós. O Brasil não pode ser refém das bravatas de um presidente em campanha ideológica”, concluiu.