SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um jatinho com pneu furado fez um pouso de emergência por volta das 18h45 desta quarta-feira (9) no aeroporto de Jundiaí, no interior de São Paulo. O procedimento, realizado com sucesso, teve amparo do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Apenas o piloto e o copiloto estavam na aeronave. Ninguém se feriu.

O avião, um Cesna Citation, com capacidade para cinco passageiros, saiu de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, com destino a Jundiaí. Logo após a decolagem, a piloto percebeu que o pneu havia furado e fez um sobrevoo pelo aeroporto para que a torre confirmasse o problema. Também havia resquícios de borracha na pista.

De acordo com a Rede Voa, concessionária que administra o aeroporto Rolim Amaro, em Jundiaí, o piloto avisou os controladores do Campo de Marte, na zona norte da capital paulista, que repassou a informação para a torre do aeroporto jundiaiense -segundo informações, ele teria cogitado mudar a descida para a capital paulista, mas manteve os planos originais.

Equipes de socorristas acompanharam o pouso. O avião, de prefixo PP-LFP, foi recolhido para o hangar onde faz manutenção no próprio aeroporto.

Imagens gravadas pela concessionária mostram que o pouso foi feito com sucesso, apesar de o pneu do trem de pouso traseiro direito ter ficado completamente esfarelado, sobrando apenas a roda.

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o avião está com sua situação de aeronavegabilidade normal, mas não pode operar como táxi aéreo. O Cesna, que pertence a Altavista Patrimonial Imobiliária Ltda e a Brothers Licenciadora de Marcas e Serviços Ltda, foi fabricado em 2008.

Em maio, um avião de pequeno porte com suspeita de pane no trem de pouso sobrevoou por cerca de 40 minutos o aeroporto Campo de Marte até pousar em Jundiaí.

A aeronave prefixo PT-LHZ, modelo King Air Beechcraft E90, que saiu de Goiás com destino a São Paulo, estava com problemas no sensor do trem de pouso e, por isso, não conseguia iniciar a descida. O helicóptero águia da PM foi acionado para acompanhar a ocorrência, assim como o Corpo de Bombeiros.

Os controladores de voo instruíram o piloto a queimar combustível, para deixar o avião mais leve, e tentar um pouso de emergência em Jundiaí, o que foi feito. Entre os passageiros estava a apresentadora de TV Lívia Andrade, 41. A aeronave é do empresário Marcos Araújo, namorado dela.

Com 1.800 metros, a pista do aeroporto do interior paulista tem 200 metros a mais de extensão em relação à do Campo de Marte (1.600 metros).

Não houve necessidade a atuação da equipe de emergência porque o trem de pouso acabou funcionando, após um procedimento da comandante.