SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O companheiro da vereadora de São Paulo Sílvia Ferraro (PSOL) foi preso na manhã desta quarta-feira (9) no Brás, na região central paulistana. Com mandado de prisão por roubo, ele foi flagrado por câmeras do sistema Smart Sampa, da prefeitura, que fazem reconhecimento facial.

O mandado de prisão contra Flávio Eduardo dos Santos foi expedido pela 14ª Vara Criminal Central de São Paulo. Ele foi condenado a 7 anos e 3 meses em regime fechado. A reportagem não conseguiu localizar sua defesa.

Sistema Smart Sampa, que usa câmeras com reconhecimento facial, identificou condenado na manhã desta quarta-feira (9) no Brás, centro de SP Karime Xavier – 3.abr.25 Folhapress A imagem mostra uma central de monitoramento com várias telas exibindo imagens de tráfego e segurança. Dois operadores estão sentados em frente a computadores, observando as imagens. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o homem, de 49 anos, foi capturado por volta das 10h, na avenida Rangel Pestana.

Em nota, a vereadora Ferraro disse que só soube nesta quarta-feira que havia um mandado de prisão expedido, referente a um processo de 2014, contra o companheiro, com quem mantinha um relacionamento recente. Por meio de sua assessoria, informou que não eram casados.

“É totalmente caluniosa qualquer tentativa de vincular o nome da vereadora e a sua atuação política com esse fato”, diz a parlamentar, na nota. “Que as garantias ao devido processo legal sejam cumpridas neste e em qualquer caso ou julgamento.”

Santos foi flagrado pelas câmeras na rua Piratininga, também no Brás, e foi feita a comunicação para a Guarda Civil Metropolitana.

Uma equipe da GCM abordou o suspeito e, após checagem nos sistemas, os guardas constataram que havia contra ele um mandado de prisão expedido.

O homem foi conduzido ao 8º Distrito Policial (Brás), onde a ordem judicial foi confirmada e ele permaneceu detido, à disposição da Justiça.

A ocorrência foi registrada como captura de procurado.