SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Foi na estrada, em 2023, que Julia Mestre percebeu querer gravar um novo disco. A cantora carioca rodava o Brasil com o álbum solo “Arrepiada” e com os shows de despedida da banda Bala Desejo, em que foi vocalista. Havia mais de um ano que não compunha, mas mantinha um diário de bordo onde arriscava alguns versos. Assim surgiu “Sou Fera”, primeira música escrita para o disco “Maravilhosamente Bem”, lançado em maio deste ano.

A faixa fala sobre se manter forte no palco, mas “lamber as próprias feridas” quando sozinha, um desabafo sobre a vida em turnê. Segundo Mestre, foi um período de muita conexão com o público, mas distanciamento da própria criatividade. “‘Sou Fera’ nasceu de forma muito natural. Aquilo me brilhou os olhos, me fez olhar com carinho para a possibilidade de um novo projeto”, conta.

O novo álbum é um aprofundamento do mergulho de Mestre na estética oitentista, iniciado em “Arrepiada”. Ainda assim, ela queria que o flerte com o passado acompanhasse a busca pelo novo. Sua lista de referências, que chama de “grande sopa”, inclui artistas como Ana Frango Elétrico, Billie Eilish, Rita Lee, Michael Jackson, Sade e Marina Lima.

Com a última, firmou a única parceria do álbum, na faixa “Marinou, Limou”. A música é fruto de uma troca de poemas entre as artistas, iniciada por Mestre. “Transformei o nome [Marina Lima] em verbo para homenagear o universo musical que ela criou, que é o espaço onde hoje posso brincar”, diz a cantora.

“Marinou, Limou” une elementos da MPB contemporânea a nuances psicodélicas e tropicalistas, refletindo a estética que Mestre tem desenvolvido nos últimos anos. Sua voz sussurrada viaja em cima de um groove relaxado, marcado por sintetizadores, guitarras e baixo.

A sensualidade permeia todo o disco, que alterna entre faixas dançantes (“Maravilhosamente Bem” e “Veneno da Serpente”) e baladas românticas (“Sentimento Blues” e “Pra Lua”). Duas canções são cantadas em espanhol: uma regravação de “Vampira”, de Ray Reyes -ex-Menudo morto em 2021-, e a inédita “Cariñito”.

“Maravilhosamente Bem” foi produzido e composto por Mestre junto a Gabriel Quirino, no teclado, Gabriel Quinto, nas guitarras e violões, e João Moreira, no baixo. O disco se desdobra em um curta-metragem inspirado nos filmes B dos anos 1980 -gravados com orçamento limitado e poucos atores. Assim, as dez pequenas histórias do curta são protagonizadas por Julia, baseadas em cada uma das faixas do disco.

“Eu sempre envolvo teatralidade e fantasia nas minhas criações. Me acho muito tímida, com dificuldade de me apresentar sendo apenas “Julia”, porque o showbiz exige muita exposição. Essas personagens são formas que encontrei para me proteger, mas também para me expressar de novas formas”, diz.

A artista chega ao seu terceiro disco solo e quarto de carreira: com Bala Desejo, em 2022, lançou “Sim Sim Sim”, vencedor do grammy latino de “Melhor Álbum Pop em Português” no mesmo ano. Com dez anos de carreira, Mestre diz que é importante abrir espaço para a diversão. “Mesmo amadurecendo, tento manter viva a criatividade que vem da minha criança interior. ‘Maravilhosamente Bem’ celebra essa brincadeira, e é ao mesmo tempo o resultado da identidade musical e visual que construí ao longo dos anos”, diz.

A faixa de abertura, que leva o nome do disco, sintetiza o sentimento de confiança e desejo que Mestre diz ter depositado no processo de criação. “Atiro a flecha no meio festa, em cheio no seu coração. Num doce delírio, embarque no brilho que tenho pra dar pra você”, canta.

A turnê de “Maravilhosamente Bem” estreia em São Paulo, com um show no Sesc Belenzinho em 19 de julho. Segundo Mestre, a tour deve levar ao palco o universo estético do curta, além de apresentar repertório inédito.

Há passagens confirmadas também em Belém (6 de setembro, no Festival Se Rasgum), Belo Horizonte (17 de outubro, na Autêntica), Curitiba (23 de outubro, no Teatro Fernanda Montenegro), Porto Alegre (24 de outubro, no Bar Opinião) e Rio de Janeiro (4 de novembro, no Teatro João Caetano).

MARAVILHOSAMENTE BEM

Onde Disponível nas plataformas de streaming

Autoria Julia Mestre

Gravadora Mestre

SHOW DA TURNÊ ‘MARAVILHOSAMENTE BEM’

Quando 19/7, às 20h30

Onde Sesc Belenzinho – R. Padre Adelino, 1000, São Paulo

Preço R$ 60, ingressos em https://www.sescsp.org.br/programacao/julia-mestre/

Classificação 14 anos