SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Brasil vê avanço chinês na sua economia e concorrência agressiva de empresas do país, Trump critica julgamento de Bolsonaro no STF e outras notícias para começar esta terça-feira (8)
CHINA
Brasil importa ‘capitalismo chinês’, com concorrência agressiva em carros, tecnologia e serviços. Multinacionais repetem no Brasil disputa por mercados que começa na China.
STF
Ministros do STF minimizam post de Trump sobre Bolsonaro e descartam resposta. Para magistrados, não há medidas concretas tomadas pelo presidente americano e, portanto, declarações seriam só narrativa política.
GUERRA COMERCIAL
EUA anunciam tarifas de 25% a 40% para produtos de 14 países. Presidente dos EUA assinou decreto na noite desta segunda adiando prazo de cobrança para 1º de agosto.
POLÍTICA
PT elege Edinho Silva, favorito de Lula, para presidir partido até 2029. Ex-prefeito de Araraquara e ex-ministro prega aliança com centro, mas assumirá com petistas guinando à esquerda.
BAHIA
Lula celebra megaponte na Bahia, mas obra só deve ser entregue em seis anos. Acordo foi firmado após mais de 15 anos de promessa, atravessando três gestões do PT na Bahia.
ESTADOS UNIDOS
Texas se prepara para mais chuva em meio a drama de meninas desaparecidas e mortes de 52 em enchentes. Meteorologistas falam em perigo extremo, e Vance lamenta ‘tragédia incompreensível’; Trump aciona Guarda Costeira.
GOVERNO LULA
Fazenda suspende passagens na classe executiva e novas compras para conter gastos. Medida segue na esteira de congelamento de R$ 31,3 bi anunciado pelo governo em maio.
VIOLÊNCIA
PM mata a tiros homem que saía do trabalho em SP ao confundi-lo com ladrão, diz polícia. Policial foi preso, mas pagou fiança e vai responder ao processo em liberdade; família pede justiça.
MINAS GERAIS
Mulher que morreu em queda de rapel era montanhista experiente e servidora pública. Daiane Marques caiu de altura de 93 metros e foi encontrada sem vida pelos companheiros de escalada.
ECONOMIA
Anvisa proíbe marca de azeite e suspende lote de molho de alho Qualitá, do Pão de Açúcar. Condimento tinha o aditivo dióxido de enxofre, não permitido para esse tipo de alimento; rede diz que já solicitou o recolhimento dos produtos.
CELEBRIDADES
Após condenação, Leo Lins lacra celulares em show para fazer piadas com minorias. Artista critica decisões judiciais em stand-up que fez teatro lotado rir de pedofilia, escravidão e da comunidade LGBT.
CELEBRIDADES
Entenda como Pedro Pascal, aos 50 anos, virou o ser humano favorito de todos. Hollywood e o resto do mundo, sempre em conflito, parecem concordar que, se o ator estiver presente, está tudo certo.