SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Matt Cameron, baterista do Pearl Jam desde 1998, anunciou nesta segunda-feira (7) que está deixando o grupo de rock alternativo. Em uma carta aberta publicada nas redes sociais, ele agradeceu à banda e aos fãs, sem mencionar um motivo específico para a saída.
“Após 27 anos fantásticos, dei meus passos finais descendo da plataforma de bateria para o poderoso Pearl Jam. Muito amor e respeito ao Jeff, Ed, Mike e Stone por me convidarem para a banda em 1998 e por me darem a oportunidade de uma vida, repleta de amizades, arte, desafios e risadas. Sou eternamente grato à equipe, funcionários e fãs de todo o mundo. Foi uma jornada incrível. Mais novidades em breve. Agradeço a todos do fundo do meu coração”, escreveu.
Cameron entrou para o Pearl Jam após o fim de Soundgarden, em 1997. Desde o álbum “Binaural”, de 2000, ele participou de todos os discos do grupo até “Dark Matter”, lançado em 2024.
Os demais integrantes -Eddie Vedder, Stone Gossard, Mike McCready e Jeff Ament- também publicaram um comunicado, agradecendo o baterista pela dedicação.
“De ser um dos nossos primeiros heróis musicais nas bandas Skin Yard e no poderoso Soundgarden, a tocar em nossas primeiras demos em 1990, Matt Cameron tem sido um músico e baterista singular e verdadeiramente poderoso”, afirmou o Pearl Jam. “Ele fará muita falta e será para sempre nosso amigo na arte e na música. Nós te amamos, Matt”, conclui.
Cameron também integrou as bandas Temple of the Dog, Bam Bam, Skin Yard e foi baterista dos projetos Nighttime Boogie Association, Hater e Wellwater Conspiracy.
Ela já foi indicado ao Hall da Fama do Rock and Roll duas vezes: com o Pearl Jam, em 2017, e com o Soundgarden, este ano.