A Semana de Alta-Costura de outono/inverno 2025/26 tem início nesta segunda-feira (7/7), em Paris, reunindo algumas das principais casas de moda do mundo em desfiles que evidenciam o alto nível de artesanato da indústria. Considerada o ápice do calendário fashion, a temporada destaca o savoir-faire — habilidade manual e técnica apurada — com coleções que vão além do vestuário comercial e se aproximam do universo artístico. A nova edição ocorre logo após o encerramento da temporada de primavera/verão 2026 de moda masculina e conta com desfiles de grifes tradicionais e estreias aguardadas.

Entre as apresentações mais esperadas, a maison Schiaparelli abre a programação nesta segunda. Na terça-feira (8/7), desfilam Chanel e Giorgio Armani, nomes consolidados na alta-costura. Já a quarta-feira (9/7) será marcada por dois momentos significativos: a despedida de Demna da Balenciaga e a estreia de Glenn Martens como diretor criativo da Maison Margiela. O encerramento da semana fica por conta do designer Kevin Germanier, responsável por apresentar a última coleção da temporada.

Glenn Martens assume a direção criativa da Maison Margiela após sua saída da Diesel, marca na qual atuou desde 2020 e ajudou a reposicionar globalmente com uma abordagem comercial e contemporânea. Com passagem também pela Y/Project, o estilista belga é conhecido por propostas estéticas ousadas e não convencionais, características que dialogam com a identidade da Margiela. O desfile de estreia de Martens na maison está previsto para as 19h30 (horário de Paris) desta quarta-feira, encerrando o penúltimo dia da programação.