Início » ESTADOS » GOIÁS » Governo de Goiás entrega moradias a custo zero em Mossâmedes
Governo de Goiás entrega moradias a custo zero em Mossâmedes
Por Redação
05 jul, 2025
Cinquenta famílias de Mossâmedes receberam neste sábado (5/7), das mãos do vice-governador Daniel Vilela, as chaves da primeira casa própria. O Governo de Goiás investiu mais de R$ 6,5 milhões na construção das moradias, que são entregues aos contemplados sem custo algum, por meio do programa Pra Ter Onde Morar – Construção.
“Estamos mudando a vida dessas pessoas que terão, a partir de agora, seus lares adequados, com dignidade e segurança”, enfatizou o vice-governador.
O empreendimento foi batizado de Conjunto Habitacional Maguito Vilela, uma homenagem ao ex-governador e pai de Daniel.
“Receber essa homenagem, com o nome do meu saudoso pai, me deixa ainda mais emocionado, mais feliz e mais comprometido em trabalhar por essa cidade”, completou o vice-governador.
Durante o discurso, ele ainda compartilhou lembranças de sua infância e adolescência, quando visitava o município junto a Maguito para anúncio ou entrega de obras e benfeitorias.
Grávida pela terceira vez, a auxiliar de serviços gerais Jéssica Cândido de Avelar é uma das contempladas. A mãe de família recebeu as chaves acompanhada dos filhos mais velhos, de 5 e 12 anos.
“É uma felicidade imensa ter meu próprio canto. Agora não vamos mais morar de favor na casa de ninguém. Meu caçula já vai nascer no seu lar”, celebrou.
Jéssica Cândido de Avelar com seus filhos e grávida do terceiro foi uma das beneficiadas com a nova moradia (Foto: Jota Eurípedes)
“Fazer bem feito”
A construção das casas é uma iniciativa da Agência Goiana de Habitação (Agehab), do Goiás Social e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). A ação tem parceria das prefeituras, que providenciam o terreno com as adequações necessárias para as obras.
“Hoje é um dia daqueles que ficarão para sempre na memória da cidade. É a realização do sonho de muitas pessoas”, afirmou a prefeita de Mossâmedes, Marta Caetano, ao agradecer a “parceria, seriedade e compromisso do governo com a população”.
A prefeita lembrou que, em 2021, foram anunciadas 30 casas. No entanto, diante do déficit habitacional enfrentado pelo município, o governador Ronaldo Caiado acatou a solicitação feita pela prefeitura e aumentou para 50 o número de moradias.
“Estamos espelhando nossa gestão no governo padrão Caiado: se é para fazer, que faça direito, que faça bem feito, porque o povo merece o melhor”, concluiu Marta.
Escrituras
O diretor de regularização fundiária da Agehab, Ricardo Barbosa, disse que, além das moradias, o Estado trabalha para garantir a entrega das escrituras na mão de cada beneficiário.
“Fora isso, tem mais investimentos vindo por aí, como 75 vagas para o programa Aluguel Social no município. São mais de R$ 405 mil investidos só nesse programa em Mossâmedes”, comentou o diretor, que no evento representou o presidente da Agehab, Alexandre Baldy.
O Pra Ter Onde Morar – Construção pretende chegar à marca de 10 mil moradias entregues até o ano que vem. Desde que o programa foi lançado, em 2021, já entregou 3,5 mil unidades habitacionais em 163 municípios.
Podem participar do programa famílias com renda de até um salário mínimo, sem imóvel registrado ou benefício habitacional anterior, maiores de 18 anos (ou emancipados), com inscrição ativa no CadÚnico e que comprovem residência contínua mínima no município (o tempo varia conforme a cidade).