SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A região do Texas que sofreu nesta sexta-feira (4) com uma enchente, que deixou ao menos 24 mortos e outros 23 desaparecidos, está sob risco de novas chuvas fortes e alerta de inundações pelo menos até domingo, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos.

O número de mortes provocadas pelas inundações no rio Guadalupe chegou em 24 na noite de sexta, segundo as autoridades, que prosseguem com as buscas por pelo menos 20 meninas desaparecidas de um acampamento de verão.

“Neste momento, estamos em 24 falecidos”, disse o xerife do condado de Kerr, Larry Lethia, enquanto equipes de resgate tentavam localizar moradores presos na região ao noroeste da cidade de San Antonio. O xerife afirmou que menores continuam desaparecidos e acrescentou que entre 23 e 25 pessoas não foram localizadas.

Algumas vítimas fatais eram menores de idade, segundo o vice-governador do Texas, Dan Patrick, que também alertou que a possibilidade de novas chuvas abrange uma grande área. “Fizemos tudo para avisá-los de que poderia haver chuvas fortes, mas não sabemos exatamente onde elas vão cair”, disse Patrick. “Obviamente, quando escureceu ontem à noite, já era madrugada, e foi quando a tempestade começou a se aproximar.”

O juiz eleito do condado, Rob Kelly, afirmou que as autoridades não tinham conhecimento que esse tipo de enchente estava por vir e, também por isso, as autoridades não tomara mais precauções. “Não temos um sistema de alerta”, disse.

O vice-presidente dos EUA, J. D. Vance, descreveu as mortes como uma “tragédia incompreensível”. “O coração de nossa nação está partido pelas vítimas no Texas e suas famílias”, escreveu em uma declaração nas redes sociais. “Espero que todos os afetados saibam que estão nas orações da minha família e de milhões de americanos”, disse.

Segundo Jason Runyen, do Serviço Nacional de Meteorologia, a tempestade de movimento lento que atingiu o centro do Texas deve trazer mais chuva no sábado, com possibilidade de chuvas fortes e mais inundações.

O órgão prevê de 50 a 120 milímetros de chuva na região neste sábado, e afirma ser possível até 250 mm em bolsões isolados. “Será extremamente perigoso”, disse Constantine Pashos, meteorologista do escritório em Austin. O serviço afirmou ser difícil determinar exatamente onde a chuva será mais forte, mas disse que a maior chance é a leste de San Antonio e Austin. A área mais afetada na sexta foi a oeste dessas cidades, que neste sábado pode receber mais 50 a 100 mm de chuva.

Um alerta de enchente permanece em vigor pelo menos até às 19h locais de sábado nessa região, disse Allison Santorelli, meteorologista do serviço meteorológico em College Park, Maryland. “Em relação ao Rio Guadalupe, as águas das enchentes mais extremas recuaram”, disse. “Não está mais em estágios extremos de enchente. E não esperamos impactos adicionais.”

O governo do estado acionou socorristas para procurar as 20 meninas desaparecidas. Elas faziam parte de um grupo de 700 crianças que participavam do acampamento cristão para meninas Camp Mystic, próximo ao rio Guadalupe, que transbordou ainda de madrugada. O governo Donald Trump acionou a Guarda Costeira e a Agência Federal de Resposta a Desastres.

As outras crianças estão fora de perigo, mas permanecem ilhadas nas instalações do acampamento, disse a polícia, porque as estradas estão inacessíveis. O Camp Mystic está sem energia, água e sinal de internet.

O rio Guadualupe subiu oito metros em 45 minutos, informaram as autoridades locais. Os bombeiros acionaram centenas de voluntários, 14 helicópteros e drones para procurar por pessoas ilhadas e resgatar as crianças do Camp Mystic. Desde quinta (3), as regiões de Kerr e Hunt, no rio Guadualupe, receberam ao menos 170 milímetros de chuva.