SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Zeca Pagodinho pode até manter um apartamento na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, mas é em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na baixada fluminense, que ele diz se sentir realmente em casa.
O sítio onde vive cercado de animais e natureza é, segundo ele, um lugar de paz, afeto e samba –e também o cenário preferido para receber amigos ilustres. Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Patricia Pillar e Ana Maria Braga são alguns dos nomes que já passaram pelo local.
O espaço, carinhosamente apelidado de “Quintal do Zeca”, é palco de rodas de samba, almoços descontraídos e momentos inusitados. Na última sexta-feira (4), por exemplo, Ney Matogrosso foi recebido para uma visita. Depois de conversarem bastante, os dois foram vistos passeando de triciclo pelo terreno –o mesmo veículo vermelho que já levou na garupa personalidades como Maria Beltrão e os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora. O vídeo do passeio, publicado nas redes sociais de Zeca, viralizou entre os fãs.
Muito além do lazer, o sítio abriga também o Instituto Zeca Pagodinho, criado pelo cantor para oferecer atividades culturais e sociais às crianças da região. Um dos projetos mais importantes desenvolvidos por lá é o de equoterapia, método terapêutico que utiliza cavalos para auxiliar no desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais. A prática é voltada principalmente a crianças de 5 a 8 anos e é uma das prioridades da iniciativa.
O local abriga ainda dezenas de animais. “Tem porco, pato, coelho, galinha, cachorro e mais de 40 gatos”, contou Zeca em entrevista ao programa “É de Casa”, da TV Globo. Ele ainda brincou que parte da coleção felina é responsabilidade do neto: “Tudo quanto é bicho de rua que ele vê, ele traz pra cá”.
Desde 1991, quando comprou o terreno, Zeca adotou Xerém como lar. Foi ali que ele e a esposa, Monica Piquet, criaram dois dos quatro filhos do casal e passaram a viver uma rotina mais tranquila, distante da agitação urbana. Nascido em Irajá, na zona norte do Rio, o cantor sempre valorizou a vida simples e mantém essa conexão em sua propriedade.