SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Com o enfraquecimento da massa de ar polar, a região metropolitana de São Paulo volta a ter tempo aberto a partir deste sábado (5). O clima começa a ficar mais seco e a nebulosidade diminui, fazendo com que o sol apareça por mais tempo. No entanto, as madrugadas seguem geladas e os paulistanos não devem sentir calor.

A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que o clima neste fim de semana será muito parecido. As madrugadas e manhãs seguem com temperaturas por volta dos 11°C, enquanto à tarde os termômetros devem ficar na casa dos 19°C no sábado e 20°C no domingo (6).

A Defesa Civil estadual alerta que o frio será mais intenso na madrugada e ao amanhecer, principalmente na serra de Mantiqueira, onde haverá possibilidade de ocorrer geada em pontos isolados. Pela manhã pode ter formação de densos nevoeiros em toda a faixa leste paulista, devido ao resfriamento noturno e a elevada umidade do ar, mas que se dissipam logo após o aquecimento diurno. Não há previsão de chuva.

Nesta sexta-feira (4) o cenário atmosférico já foi semelhante, com a temperatura mínima de 12,1°C e máxima de 19,5°C na estação do Inmet no Mirante de Santana, na zona norte da capital, que é onde se faz a medição oficial da cidade.

Já nas estações meteorológicas automáticas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo os termômetros apontaram a média da temperatura máxima de 17,7°C, com 18°C em Perus, na zona norte, e 15°C em Parelheiros, no extremo da zona sul.

Além da Grande São Paulo, todos os municípios do estado devem continuar com tempo gelado de manhã. Em São José dos Campos, no vale do Paraíba, a temperatura deve ficar até mais gelado que na capital, com mínima de apenas 7°C nos próximos dias. Nas demais regiões, os termômetros devem variar entre 9°C e 12°C. Apenas nas cidades do oeste do estado é que há previsão de a temperatura ficar um pouco mais alta, podendo atingir os 28°C em São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Araçatuba a partir da segunda-feira (7).

Costa do Nordeste e região Norte tem alertas para chuvas intensas

Se as regiões Sul e Sudeste ainda sofrem com temperaturas abaixo da média para o mês de julho, em outras regiões o problema é a chuva. O Inmet emitiu alertas amarelos, de perigo potencial, para chuva intensa neste sábado na faixa litorânea da Bahia até Sergipe, incluindo a região de Salvador, onde pode acumular volumes significativos. Segundo a Climatempo, essa situação ocorre devido à combinação da infiltração marítima e à circulação de ventos em baixos níveis da atmosfera.

O risco para temporais também é previsto para o Norte do Brasil, entre o Amazonas, Roraima, noroeste do Pará e no Amapá, enquanto grande parte do país terá um dia de tempo firme e sem chuva.

A Climatempo informa ainda que não se descarta geada mais isolada em alguns pontos da serra gaúcha e catarinense no início da manhã e na região da serra da Mantiqueira e do vale do Paraíba, entre São Paulo e Minas Gerais.