SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Mais de 15 anos após a sua separação, a banda britânica Oasis iniciou nesta sexta-feira (4), em Cardiff, no País de Gales, sua esperada turnê de reunião, que inclui 41 shows ao redor do mundo.
“Há um clima de Manchester por aqui”, disse o líder do grupo, Liam Gallagher, para uma plateia entusiasmada de 74.000 pessoas, logo após subir ao palco no Estádio Principality.
Liam subiu ao palco por volta das 20h15, com o braço sobre os ombros do irmão, enquanto os telões exibiam a frase “A Grande Espera Acabou”. O afeto logo arrefeceu, segundo escreveu Alex Marshall para o The New York Times.
“Após uma abertura cheia de alegria fraternal, os irmãos logo voltaram ao seu comportamento típico”, escreveu o NYT. “Durante o resto do show, ficaram a cerca de 9 metros de distância e mal se olharam. Liam, 52 anos, vestindo uma jaqueta de chuva preta, mantinha as mãos atrás das costas enquanto cantava em direção ao microfone. Noel, 58 anos, vestido com uma camisa azul, olhava concentrado para sua guitarra.”
Desde que o grupo se separou em 2009, após mais uma briga entre os irmãos Gallagher em um festival nos arredores de Paris, muitos não esperavam mais vê-los juntos no palco novamente.
O setlist deste primeiro show teve 23 músicas, a maioria delas dos dois primeiros álbuns do grupo, “Definitely Maybe”, de 1994, e “(What’s the Story) Morning Glory?” de 1995. A banda abriu o show com o sucesso de 1995 “Hello”. Mais tarde, Noel assumiu os vocais em três músicas, “Talk Tonight”, “Half the World Away” e “Little By Little”.
“Não houve surpresas ou faixas menos conhecidas, e o Oasis entregou os sucessos que a maioria dos fãs esperava”, escreveu o britânico The Guardian.
Em certo momento do show, Liam brincou com as reclamações dos fãs sobre valor dos ingressos, tema de reclamações desde a abertura das vendas. “Vocês estão se divertindo, né?”, perguntou o músico à plateia. “Valeu a pena as 4.000 libras que vocês pagaram pelo ingresso?”
No fim do show, o carinho fraterno voltou. “Conforme o show chegava ao fim, Liam se aproximou da frente do palco e jogou dois maracas e um pandeiro para a multidão”, diz o NYT. “Então ele caminhou em direção a Noel, agarrou a mão de seu irmão mais velho, e os dois se abraçaram.”
O jornalista Mark Savage disse na BBC que o show vai entrar para história. “Eu já vi muitos shows do Oasis e esse foi genuinamente o melhor desde 1995, quando os vi abrindo para o REM na Irlanda e eles instantaneamente fizeram os headliners parecerem irrelevantes e ultrapassados.”
“Liam estava como um cão sem coleira, rasgando o setlist como se estivesse cantando pela primeira vez. O som da guitarra de Noel estava nítido e claro. Eles conseguiram”, continuou. “Teria sido bom ver mais interação -qualquer interação- entre os irmãos? Sim, teria. Mas apenas vê-los compartilhando o palco novamente foi estranhamente emocionante.”
“A banda soa, como diria Liam, absolutamente bíblica”, escreveu Will Richards para a revista Rolling Stones. “O arsenal de hits que definiram gerações do Oasis não é segredo, mas ouvi-los um após o outro, assim, foi avassalador.”
Horas antes do início, o centro de Cardiff já ecoava a empolgação dos fãs, que cantavam os sucessos do grupo nas varandas dos pubs lotados, vestindo suas camisetas do Oasis.