SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A vitória de Nicolas Jarry sobre João Fonseca elevou a vantagem que tenistas do Chile levam contra brasileiros na chave masculina no tradicional Grand Slam inglês.

Os chilenos venceram os quatro confrontos contra representantes do Brasil em Wimbledon na Era Aberta —desde 1968. Jarry dominou nos serviços e conquistou o quarto triunfo ao levou o duelo em 3 sets a 1, parciais de 6/3, 6/4, 3/6 e 7/6(4).

O duelo Chile x Brasil não ocorria no maior torneio inglês desde 2001. O primeiro confronto de tenistas dos dois países sul-americanos foi disputado em 1983, quando Ricardo Acuna derrotou Givaldo Barbosa na primeira rodada. Na estreia da edição seguinte, o mesmo Acuna bateu Joao Soares. Já há 24 anos, Nicolas Massu venceu Fernando Meligeni na segunda rodada.

Os chilenos também levam a melhor considerando todos os confrontos em Slams. Com o resultado desta sexta-feira (04), o Chile abriu 9-7 no retrospecto. O último havia sido em 2010, quando Fernando Gonzalez superou Thiago Alves na estreia de Roland Garros.

Jarry avançou às oitavas de um Grand Slam pela primeira vez na carreira. Ele se tornou o sexto chileno a registrar tal feito, juntando-se a um seleto grupo que conta com seu avô, o ex-tenista Jaime Fillol.

Já no ranking, o Brasil possui representante mais bem colocado melhor no momento. Fonseca começou o torneio em 54º e vai subir posições, enquanto o melhor chileno é Alejandro Tabilo, #84. Jerry, que já foi o número 16 do mundo, chegou em Wimbledon como o 143º.