Da Redação

Durante participação no 13º Fórum de Lisboa, em Portugal, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), confirmou que disputará a Presidência da República nas eleições de 2026 — com ou sem o apoio do campo bolsonarista. Ao ser questionado sobre uma possível candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado como nome favorito entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, Caiado foi enfático: “Estarei na disputa de qualquer forma”.

O único cenário em que o goiano cogita recuar seria uma eventual volta de Bolsonaro à corrida presidencial — o que, no entanto, está fora de cogitação no momento, já que o ex-presidente segue inelegível até 2030. “Se Bolsonaro fosse candidato, teríamos um ponto de convergência. Mas, se ele apenas apoiar outro nome, como o de Tarcísio, então haverá divergência, porque eu também estarei no processo”, declarou Caiado.

Pré-candidato declarado desde abril, quando lançou sua intenção ao Planalto em um evento em Salvador, o governador intensificou nos últimos meses sua agenda fora de Goiás. O objetivo tem sido ampliar sua visibilidade nacional, construir alianças e crescer nas pesquisas de intenção de voto.

Nesta semana, antes de retornar ao Brasil, Caiado também teve uma conversa reservada com Antonio Rueda, presidente nacional do União Brasil, em mais um movimento de articulação interna visando 2026.