O roteirista e co-criador da série The Last of Us, Neil Druckmann, anunciou que não fará parte da terceira temporada da produção da HBO. Após contribuir diretamente nas duas primeiras fases da adaptação televisiva do jogo de mesmo nome, Druckmann decidiu deixar o projeto para focar nos próximos lançamentos da desenvolvedora de jogos Naughty Dog, da qual é um dos principais nomes.

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (2/7), o roteirista explicou que o momento é oportuno para a transição. “Tomei a difícil decisão de me afastar do meu envolvimento criativo em The Last of Us, na HBO. Com o trabalho concluído na segunda temporada e antes de qualquer trabalho significativo começar na 3ª temporada, agora é o momento certo para transferir meu foco total para a Naughty Dog e seus projetos futuros”, declarou.

Druckmann ainda se emocionou ao relembrar sua trajetória na série. “Cocriar a série foi um destaque na minha carreira. Sou profundamente grato pela abordagem atenciosa e dedicação que o talentoso elenco e equipe tiveram na adaptação de The Last of Us Part I e na adaptação contínua de The Last of Us Part II”, concluiu. A decisão gerou repercussão entre fãs e críticos da série, que vinha sendo elogiada pela fidelidade ao jogo, mas também enfrentava questionamentos sobre algumas decisões criativas.