artista Flávio Marciano

Inspirado na estética do movimento afrofuturismo e nas sonoridades da música afro, o cantor e compositor mineiro Flávio Marciano lança o disco Muito Além de Mim. A realização do álbum foi contemplada pelo Edital de Música da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), por meio da Secretaria da Cultura (Secult Goiás).

Disponível nas principais plataformas digitais, o álbum foi produzido em Alto Paraíso de Goiás e traz oito faixas autorais evocando ancestralidades, espiritualidades e visões de mundo afrofuturistas. O afrofuturismo converge filosofias afrocentradas e ficção científica para projetar, no presente, a criação de novos mundos para o povo preto.

Álbum está disponível nas plataformas digitais (Foto: Divulgação)

O trabalho musical de Flávio Marciano é uma fusão entre tradição e modernidade. Em Muito Além de Mim, seu primeiro disco, ele passeia por ritmos afro-brasileiros como o ijexá, o alujá e o maracatu, incorporando referências afro-americanas da soul music e do blues.

Segundo Flávio, cada faixa nasce com uma identidade própria, atualizando ritmos ancestrais de forma singular: “Incorporei bastante groove neste trabalho a partir de claves rítmicas de músicas de terreiro vinculadas a timbres de guitarras e sintetizadores”.

Muito Além de Mim traz sete composições inéditas e o single Atemporal, lançado em 2024. As faixas formam um álbum contemplativo, dançante e visionário, que aborda, a partir de uma perspectiva preta, temas como superação, fé, afetividade, relacionamentos e memória.

Além de compositor e cantor, Flávio assina a produção musical, arranjos, violão, baixo e guitarra. O disco conta ainda com a participação de artistas convidados que também movimentam a cena musical de Alto Paraíso: a cantora Lua Castanho; o rapper e compositor Marinho; o cantor, músico e compositor Conrado Pera; o baterista e percussionista Raphael Mosquito; e a cantora e diretora vocal Viviane Marques.

Flávio Marciano

Trajetória artística do cantor tem conexão com as raízes afro-brasileiras (Foto: Isabelle Almeida)

O cantor nasceu em Uberlândia (MG) e há 10 anos vive em Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. Envolvido com o universo musical desde a adolescência, o artista vem consolidando sua trajetória artística em conexão com as raízes afro-brasileiras.

A inspiração para compor também é fortemente influenciada pelo universo distópico das HQs. Essa abordagem está presente em todo o álbum Muito Além de Mim e também no videoclipe de animação da música Atemporal, disponível no Youtube.

Saiba mais

Obra de Siron Franco será transferida para cidade de Goiás

O post Álbum de música afro é lançado nas plataformas digitais apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora