SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) anunciou a data de aplicação das provas do vestibular seriado 2026, chamado de PSS (Processo Seletivo Seriado).
Nesta modalidade de vestibular, o desempenho do estudante é avaliado ao longo dos três anos do ensino médio, por meio de provas anuais. Ao final do ciclo, a média das três avaliações é utilizada para ingressar na universidade.
Será a primeira vez que a UFSM aplicará esse modelo de processo seletivo de forma completa. Com isso, os estudantes que participaram da prova seriada no primeiro e segundo ano do ensino médio, em 2023 e 2024, respectivamente, e que farão a última etapa neste ano, no terceiro ano do ensino médio, poderão utilizar o resultado do processo para ingressar na universidade.
Para participar do processo seriado, o estudante tem que obrigatoriamente realizar as três provas, uma em cada ano do ensino médio. Nesta edição, o exame do primeiro ano do ensino médio, chamado de PSS1, será composto por 40 questões de múltipla escolha.
Para a segunda prova, destinada aos alunos do segundo ano do ensino médio, o estudante deve ter realizado o PSS1 no ano anterior. A prova, chamada de PSS2, também contará com 40 questões de múltipla escolha.
E o estudante que realizará o PSS3, no último ano do ensino médio, terá uma prova composta por uma redação e mais 40 questões de múltipla escolha. Além da aplicação do exame, o candidato terá que escolher qual curso deseja concorrer.
As provas serão aplicadas nos dias 10 de janeiro de 2026, para os estudantes do PSS1, e no dia 11 de janeiro de 2026, para os participantes do PSS2 e PSS3.
No total, 2.003 vagas estarão disponíveis para os candidatos aptos a realizar a terceira prova do processo seletivo seriado. As vagas serão distribuídas nos quatros campi da instituição Santa Maria (1.610), Cachoeira do Sul (160), Frederico Westphalen (132) e Palmeira das Missões (101).
O vestibular seriado será aplicado nas cidades de Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana, no estado do Rio Grande do Sul, e em Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).
Para se inscrever no PSS, o estudante deverá acessar o painel do candidato, no site oficial da UFSM, com a conta do Gov.br. Logo após, o participante preencherá o formulário com as informações pessoais, como CPF, telefone, endereço e email.
A taxa de inscrição para o vestibular 2026 é de R$ 60. O pagamento deve ser feito por boleto bancário ou via Pix até o dia 12 de novembro.
Para solicitar a isenção da taxa, o participante deve realizar o cadastro até o dia 3 de outubro, às 23h59.
De acordo com o edital, os pedidos de isenção da taxa de inscrição são válidos apenas para os candidatos cadastrados no CadÚnico (cadastro único dos programas sociais do governo federal) e membros de famílias de baixa renda. Para os estudantes que se enquadram nesse critério, ele deverá preencher o NIS (Número de Identificação Social) no momento do requerimento.
CALENDÁRIO DO PSS (PROCESSO SELETIVO SERIADO) DA UFSM 2026
– Solicitação de isenção da taxa: até 3 de outubro
– Resultado definitivo das solicitações de isenção da taxa: até 10 de outubro
– Período de inscrição: até 10 de novembro
– Período de pagamento da taxa de inscrição: até 12 de novembro
– Realização das provas: 10 de janeiro de 2026 (PSS1) e 11 de janeiro de 2026 (PSS2 e PSS3)
– Divulgação da classificação final para os candidatos do PSS3: em data a ser definida