A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) abriu inscrições para o segundo ciclo do programa e-Goiás – Transformação Digital das Empresas, em parceria com o Hub Goiás. O lançamento do edital foi celebrado em clima de networking e inovação durante a Paradinha da Inovação, evento promovido pelo Hub Goiás nesta sexta-feira (27/06) em Goiânia.

A iniciativa vai selecionar até 20 micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), com CNPJ registrado em municípios integrantes da Rede de Transformação Digital de Goiás, para receber apoio de até R$ 20 mil destinado à implementação de soluções tecnológicas que melhorem a produtividade, gestão e operação dos negócios.

As inscrições devem ser feitas pelo site hubgoias.org a partir do dia 28 de julho e ficam abertas até o dia 21 de agosto.

Com foco na transformação digital de processos e aumento da produtividade, o programa será conduzido com apoio metodológico do Porto Digital, um dos principais ecossistemas de inovação do país. O investimento contempla, além do recurso financeiro, mentorias, oficinas de metodologias ágeis, imersões e suporte técnico especializado.

ÁREAS ATENDIDAS

As áreas atendidas pelo programa incluem:

  • gestão financeira,
  • logística,
  • marketing,
  • vendas,
  • operação
  • recursos humanos.

O valor destinado às soluções será pago diretamente ao fornecedor escolhido após a etapa de mapeamento dos desafios de cada empresa.

E-GOIÁS EMPRESAS

“O e-Goiás é o nosso programa de apoio à transformação digital de pequenos e médios negócios goianos. A gente sabe que existe uma oportunidade enorme para ganho de produtividade e competitividade”.

“O programa conecta essas empresas com startups e empresas de tecnologia que oferecem soluções sob medida”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto. 

Segundo ele, o modelo é baseado na escuta dos desafios reais dessas empresas e no poder de articulação do Hub.

“O primeiro edital foi um grande sucesso, com dez empresas atendidas. Agora estamos dobrando: serão 20 empresas contempladas com recursos do Estado. Queremos mostrar como a tecnologia pode transformar o presente e o futuro dos negócios goianos”, completou o secretário.

Durante a imersão promovida pelo programa, as empresas selecionadas detalharam seus desafios, compartilhados com startups e empresas inovadoras. Essas solucionadoras propõem estratégias para resolver os gargalos de cada negócio. A metodologia é aplicada pelo Porto Digital, referência nacional em inovação aberta e transformação digital. 

A analista de Inovação Aberta do Hub Goiás, Liana Araújo, reforçou o papel do programa como elo entre o problema e a solução.

“O programa conecta microempresas com startups, concentrando-se em entender os desafios tecnológicos que essas microempresas enfrentam. Durante a imersão, as startups são apresentadas às demandas e problemas dessas empresas, permitindo que desenvolvam soluções tecnológicas específicas para resolvê-los”, explicou.

RESULTADOS CONCRETOS

O programa já tem mostrado resultados concretos. A empresária Lara Ribeiro Gabriel, representante da Aurora do Vale, celebrou os resultados.

“Participar do programa foi uma experiência muito enriquecedora. Tivemos acesso a pessoas e conhecimentos que estão contribuindo diretamente para o crescimento da Aurora do Vale. Estou extremamente satisfeita com os resultados até aqui e muito motivada a continuar fazendo parte dessa rede nos próximos meses e anos”.

Quem também comemorou os resultados foi a equipe da Agência Tower, responsável por atender a Aurora do Vale no primeiro ciclo do programa. Para a agência, o projeto foi uma oportunidade de aplicar inovação de forma completa desde o início da jornada de uma empresa.

“O programa e-Goiás foi uma experiência muito enriquecedora para nós, enquanto agência, porque tivemos a oportunidade de trabalhar com uma marca que estava apenas começando sua produção e operação”.

“Participamos da construção da personalidade da empresa, definimos sua promessa de valor, como ela queria se posicionar no mercado e qual mensagem desejava transmitir ao público. Foi muito gratificante ver tudo isso sendo colocado em prática com ações de marketing, vídeos e presença digital”, destacou Adrielly Rodrigues.

“Essa experiência foi completamente fora da nossa rotina habitual. Já estamos acostumados a trabalhar com inovação, mas nesse caso conseguimos aplicar tudo que fazemos no dia a dia em um contexto diferente”.

“Participar do programa, e principalmente do Hub Goiás, que já acompanhamos há muito tempo, foi extremamente gratificante. Esperamos estar presentes em outras edições”, comemorou Guilherme Cavalcanti.

Fonte: Agência Cora Coralina