Walison Veríssimo
O deputado estadual Paulo Cézar Martins (PL) apresentou projeto de lei que concede o título de Cidadão Goiano a Chepe Tupzu, criador do movimento cristão Legendários, com origem na Guatemala. A proposta destaca a atuação de Chepe na promoção de valores como fé, solidariedade, cidadania e transformação social, por meio de ações que têm alcançado jovens, famílias e comunidades em Goiás.
Segundo o texto, o Legendários “tornou-se um movimento de grande impacto”, com repercussão regional e nacional, reunindo homens cristãos em retiros e encontros marcados por experiências de renúncia, espiritualidade e engajamento comunitário. A justificativa ressalta que o trabalho de Chepe encontra em Goiás “um terreno fértil para florescer e gerar frutos duradouros”.
O projeto afirma que a atuação do guatemalteco extrapola fronteiras geográficas, mas contribui diretamente para o bem-estar coletivo no Estado. “É justo e meritório reconhecer Chepe Tupzu como Cidadão Goiano, em agradecimento ao legado que tem construído em nosso Estado”, escreve o deputado na justificativa.
A homenagem surge semanas depois de Paulo Cézar ter usado seu tempo de fala na tribuna da Assembleia para relatar publicamente sua experiência no grupo. Na ocasião, o parlamentar retirou o paletó e a gravata e mostrou o uniforme laranja dos Legendários, afirmando ter vivido uma transformação espiritual durante um retiro de 72 horas. Disse ter sido curado por Deus e voltou, segundo suas palavras, “um novo homem”.