SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – George Russell ganhou uma corrida bastante igualada no GP do Canadá e conquistou a primeira vitória da Mercedes desta temporada.
O fim da prova ficou marcado por um acidente entre os líderes do mundial, Oscar Piastri e Lando Norris, a quatro voltas para o final. O australiano seguiu na pista e cruzou na quarta colocação, enquanto o inglês assumiu a culpa pelo toque:
“Ai meu Deus, desculpe. Foi estúpido da minha parte”, disse Norris.
A prova terminou com Safety Car, mas mesmo antes disso, os cinco primeiros colocados, de três equipes diferentes, estavam divididos por menos de seis segundos, em uma corrida competitiva do começo ao fim.
Max Verstappen foi o segundo com a Red Bull, e Kimi Antonelli foi o terceiro também com a Mercedes. Foi o primeiro pódio do piloto italiano de 18 anos na Fórmula 1.
Essa foi a primeira vez na temporada em que a McLaren, que lidera os campeonatos de pilotos e equipes, não conseguiu colocar nenhum piloto no pódio. E o brasileiro Gabriel Bortoleto largou em 15º e terminou em 14º, enquanto seu companheiro Nico Hulkenberg pontuou novamente, chegando em oitavo.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO GP DO CANADÁ
1º George Russell (ING/Mercedes)
2º Max Verstappen (HOL/Red Bull)
3º Kimi Antonelli (ITA/Mercedes)
4º Oscar Piastri (AUS/McLaren)
5º Charles Leclerc (MON/Ferrari)
6º Lewis Hamilton (ING/Ferrari)
7º Fernando Alonso (ESP/Aston Martin)
8º Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)
9º Esteban Ocon (FRA/Haas)
10º Carlos Sainz (ESP/Williams)
11º Oliver Bearman (ING/Haas)
12º Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull)
13º Franco Colapinto (ARG/Alpine)
14º Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber)
15º Pierre Gasly (FRA/Alpine)
16º Isack Hadjar (FRA/Racing Bulls)
17º Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
ABANDONARAM
Lando Norris (ING/McLaren)
Liam Lawson (NZL/Racing Bulls)
Alex Albon (TAI/Williams)
COMO FOI A CORRIDA
Russell segurou a primeira colocação na largada, com Verstappen em segundo, e Antonelli superou Piastri. Já Gabriel Bortoleto chegou a perder a posição para Sainz, mas recuperou o 15º lugar.
Os quatro primeiros estavam na mesma estratégia, enquanto Leclerc e Norris tentavam algo diferente, largando com os pneus duros, para buscarem uma recuperação após terem tido classificações ruins. Norris chegou a liderar, com Leclerc em segundo, em ambos deram a impressão de que tentariam fazer uma parada a menos, mas quando Russell chegou nos líderes, os dois pararam com 40 voltas ainda para o final.
Bortoleto estava na tática de uma parada, e mesmo reclamando dos pneus e sendo ultrapassado por pilotos que tentavam a mesma tática -Sainz e Tsunoda- foi instruído pela equipe a continuar na pista. O time esperava um Safety Car, que daria uma parada “de graça” para ele e que é comum na pista do Canadá.
Esse Safety Car não veio, e Bortoleto parou com 20 voltas para o final. Na briga da ponta, a vitória de Russell nunca esteve seriamente ameaçada, com Verstappen a 2s de distância e desgastando mais seus pneus.
A disputa era mesmo pelo último lugar no pódio, com Piastri tendo pneus mais novos e seguindo o italiano de perto, e Norris chegando na cola do líder do campeonato também.
A McLaren liberou seus pilotos para a disputa e Norris passou a pressionar muito Piastri. Na reta dos boxes, ele chegou muito perto do australiano, ficou sem espaço, e bateu na traseira de Piastri, abandonando e causando um Safety Car.
O australiano seguiu e ampliou ainda mais sua vantagem na liderança do campeonato, e agora tem 22 pontos a mais que Norris.
Com o Safety Car, Bortoleto apostou em parar novamente para tentar se aproveitar de uma possível relargada, que não aconteceu. E terminou em 14º.