Da Redação

Um incêndio de grandes proporções em alto-mar forçou a evacuação completa de um navio cargueiro com cerca de 3.000 veículos a bordo, incluindo 800 carros elétricos, levantando um alerta global sobre os perigos envolvidos nesse tipo de transporte.

O cargueiro Morning Midas, operado pela Zodiac Maritime, navegava rumo ao México quando as chamas começaram a se espalhar por um dos conveses na última terça-feira (3). A tripulação tentou conter o fogo, mas acabou sendo retirada pela Guarda Costeira dos EUA, que a transferiu com segurança para um navio mercante próximo. O navio, por sua vez, foi deixado à deriva em pleno Oceano Pacífico.

A origem do fogo ainda não foi esclarecida, mas o caso chama atenção para o aumento de acidentes envolvendo baterias de íons de lítio, como as usadas em veículos elétricos. Segundo a empresa, equipes de emergência foram acionadas para tentar controlar a situação. A Zodiac não revelou quem são os proprietários dos carros afetados.

O Morning Midas havia deixado o porto de Yantai, na China, em 26 de maio, após escalas em Nansha e Xangai. Dados de rastreamento marítimo da Bloomberg confirmam o trajeto.

Incidentes como esse estão se tornando mais frequentes à medida que cresce a demanda por veículos elétricos e, com ela, o transporte massivo desse tipo de carga. De acordo com um relatório recente da seguradora Allianz, os navios carregando milhares de EVs estão mais vulneráveis, e incêndios envolvendo baterias de lítio são especialmente difíceis de combater.

Em ambientes fechados e metálicos como os de um cargueiro, o fogo pode se espalhar rapidamente por meio da chamada fuga térmica — quando uma bateria superaquece, provoca reações em cadeia e gera temperaturas extremamente altas. Para apagar um incêndio desse tipo, são necessários até 30 mil litros de água.

Esse não é um caso isolado. Em 2022, um navio com 4.000 carros naufragou no Atlântico após incêndio. Em 2023, outra embarcação quase se perdeu em um episódio semelhante próximo à costa holandesa.

Diante desses riscos, empresas de transporte marítimo vêm revendo protocolos e adotando novas medidas de segurança. No ano passado, foram publicadas diretrizes internacionais sobre como lidar com incêndios envolvendo veículos elétricos em alto-mar — mas o caso do Morning Midas mostra que os desafios ainda estão longe de serem resolvidos.