Exposição Nós do Tempo une gerações com tecelagem

Resultado de oficinas de iniciação à tecelagem com o artesão Joaquim Gardino, a Exposição Nós do Tempo foi aberta nesta terça-feira (27/05), em Goiânia, na Associação dos Idosos Balneário Meia Ponte, com 20 obras. A iniciativa faz parte do projeto Trama Contemporânea, financiado pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secult Goiás.

O objetivo da exposição é colaborar com a preservação e expansão da tecelagem artesanal goiana, unindo técnicas tradicionais ao design contemporâneo.

A produção dos tapetes de parede foi na Cooperativa de Trabalho de Artesãos de Goiás (Cartago) e no Colégio Estadual Jardim Balneário Meia Ponte. Sendo que no primeiro espaço os oficineiros são adultos com 60+ e na instituição de ensino jovens, de 11 a 14 anos. As oficinas proporcionaram aprendizado técnico inicial da tapeçaria artística e uma rica troca de experiências entre os participantes.

Nós do Tempo

“A experiência com as oficinas foi profundamente rica e sensível. A tecelagem manual despertou diferentes emoções nos grupos: para os idosos, veio como um reencontro com memórias da infância, das famílias e da vida na roça. Já para os jovens, foi uma descoberta encantadora, um primeiro contato com um universo criativo e manual até então desconhecido”, contextualiza Joaquim Gardino.

Ainda de acordo com o artesão, em tempos marcados pela velocidade e pelo consumo, a prática artesanal é um convite a desacelerar, observar o tempo do fazer e refletir sobre o valor dos processos manuais. Trata-se de uma valorização da cultura local e da memória coletiva por meio do fio e do gesto.

“Os oficineiros se mostraram receptivos e curiosos, valorizando cada etapa, do manuseio do tear à composição das tapeçarias. A ação foi importante não apenas pelo ensino da técnica, mas por proporcionar um espaço de escuta, concentração e expressão criativa”, complementa Gardino.

Programação

A mostra “Nós do Tempo” segue aberta para visitações até o dia 23 de junho.  Durante o período, contará com momentos de interação com o público. Joaquim Gardino, estará presente tecendo e dialogando com os visitantes sobre os processos da tapeçaria e também sobre a experiência do projeto. Essas datas serão divulgadas, previamente, nas redes sociais do artesão – incentivando o público a vivenciar o fazer artesanal em tempo real.

Na abertura da exposição, o público vai apreciar as obras com música ao vivo. O projeto Viva o Nordeste vai estar presente animando o ambiente com o típico arrasta pé. O intuito é enriquecer a vivência cultural de todos os presentes.

Serviço

Assunto: Exposição “Nós do Tempo”
Visitações: até o dia 23 de junho, de terça a sexta-feira, das 7h às 18h
Onde: Associação dos Idosos Balneário Meia Ponte – Goiânia-GO
Mais informações: @joaquimgardino

O post Exposição Nós do Tempo une gerações com tecelagem apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora