SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Alunos da Etec (escola técnica) Santa Efigênia, na região central de São Paulo, estão há cerca de três semanas sem aulas presenciais por causa da falta de energia elétrica na unidade. Segundo relatos, as aulas têm ocorrido a distância, embora não haja previsão para a volta ao local.
As aulas por meio de plataformas online também têm gerado transtornos para alguns estudantes por dificuldades de conexão e acesso. O problema teria ocorrido, dizem, em 11 de maio, um domingo, causando transtornos aos estudantes no dia seguinte (12).
Os alunos também receberam diferentes previsões de retorno, que dizem ainda não ter se concretizado. A Folha de S.Paulo procurou o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) para saber as causas do problema, se outros setores da unidade estão funcionando e se há estimativa para normalização. O prédio da escola fica na rua General Couto de Magalhães.
Em nota, o Centro Paula Souza, autarquia vinculada ao governo e responsável pela administração do ensino técnico, disse que o problema foi causado pela entrada de água da chuva em uma área do sistema elétrico. “As peças para os reparos estão sendo adquiridas para que a energia seja restabelecida em breve.”
“Os alunos que tiverem qualquer dificuldade no acompanhamento das aulas online terão suporte no retorno ao presencial para que não haja prejuízo pedagógico.”
A Etec Santa Ifigênia é uma das unidades mais novas do Centro Paulo Souza, tendo iniciado as atividades em 2012. A escola se destaca principalmente por ofertar cursos técnicos na área de alimentação, como nutrição e dietética e profissional em gastronomia.
Em março do ano passado, o refeitório da unidade foi alagado com esgoto em meio a um temporal que atingiu a cidade de São Paulo.