PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – Implacável, João Fonseca, número 65 no ranking da ATP, atropelou o polonês Hubert Hurkacz (31 do mundo) em sua primeira partida como profissional em Roland Garros. A vitória foi conquistada com parciais de 6/2, 6/4 e 6/2 em 1 hora e 40.

A partida ficou grande demais para a acanhada quadra 7 do complexo de tênis parisiense. Muitos tiveram que assistir à partida em pé, ou mesmo da escadaria da quadra central, a Philippe-Chatrier, de onde é possível ver a quadra 7.

Desde o início do jogo, o carioca de 18 anos desconcertou e irritou o polonês, dez anos mais velho. “Vamos!”, gritava o pai de João, Christiano, a cada ponto importante conquistado pelo filho.

A organização do torneio precisou chamar seguranças para retirar alguns torcedores, na maioria brasileiros, que invadiram a tribuna destinada a jornalistas, credenciados e pessoas com deficiência.

Inconformados, esses torcedores alegavam ter ficado cinco horas na fila e que pagaram ingresso. O ingresso de Roland Garros, porém, não dá garantia de assistir qualquer partida em qualquer quadra.

A partida de Fonseca começou às 19h24 locais (14h24 no Brasil). Porém, mais de duas horas antes, brasileiros começaram a ocupar as arquibancadas, durante o jogo anterior, entre o russo Andrei Rublev e o sul-africano Lloyd Harris. Em pouco tempo formaram-se extensas filas na entrada da quadra 7.

Desde o primeiro set, Fonseca dominou a partida, com golpes profundos e potentes para os quais Hurkacz demonstrava não ter resposta. Os gritos de “Hubi” dos torcedores poloneses, minoritários, foram morrendo à medida que ficava evidente a inferioridade do polonês, visivelmente decepcionado com a própria atuação.

Hurkacz chegou a ser número seis do mundo em agosto do ano passado, sua melhor posição na carreira. Na semana passada, chegou à final do torneio de Genebra, na Suíça, onde foi derrotado pelo sérvio Novak Djokovic.

Fonseca foi superior em todos os aspectos do jogo: 9 aces contra 6 do rival; 72% de aproveitamento de saque contra 65%; 36 winners (golpes vitoriosos) contra 29; apenas 15 erros não forçados, contra 20 do polonês. O brasileiro aproveitou cinco dos 12 break points que teve, enquanto Hurkacz teve apenas dois break points –e não converteu nenhum.

João vai enfrentar na próxima partida o francês Pierre-Hugues Herbert, 34 anos, número 147 do mundo. Ele venceu o também francês Benjamin Bonzi (60) na fase anterior por 3 sets a 2 (7/5, 3/6, 4/6, 7/5 e 6/2).