SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – “O Gênio do Crime”, livro escrito pelo autor de literatura infantojuvenil João Carlos Marinho, será adaptado para o cinema. A direção será de Lipe Binder, da série “Arcanjo Renegado”, e o roteiro de Ana Reber, responsável pelo drama “Depois do Universo”.

A trama acompanha um grupo de crianças que investigam uma fábrica clandestina de figurinhas de álbum da Copa do Mundo. Eles procuram o responsável por falsificá-las, denominado pelos personagens como o “gênio do crime”.

Considerado um clássico infantojuvenil, o livro já vendeu mais de 1 milhão de exemplares e é sucesso editorial desde que foi lançado, em 1969; a produtora Boutique Filmes havia adquirido os direitos do livro ainda em 2022.

Editado 62 vezes, foi lançado em espanhol em 2006, com o título “El Génio del Crímen”. A obra já foi adaptada para o cinema antes -em 1973 estreou “O Detetive Bolacha Contra o Gênio do Crime”, dirigido por Tito Teijido.

“Levar ‘O Gênio do Crime’ para o cinema é um grande sonho. Queremos apresentar essa história que marcou gerações de leitores no cinema”, afirmou Tiago Mello, produtor do longa, ao jornal O Globo.

“Vai ser um filme de crescimento dessas crianças que estão virando já adolescentes dentro do universo do álbum de figurinhas da Copa do Mundo. Um filme para as crianças e para os adultos que cresceram com esta história incrível. É mais do que uma adaptação, é um convite para redescobrir o prazer de uma aventura, contada com muito coração”, conclui.

As filmagens de “O Gênio do Crime” estão previstas para começar em julho, em São Paulo.