SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Volkswagen Tera chega às concessionárias no dia 5 de junho como a maior aposta da Volkswagen nesta década. A empresa prevê que o lançamento deve seguir o caminho do Fusca e do Gol, que, juntos, tiveram cerca de 10 milhões de unidades vendidas no Brasil.
Os tempos, entretanto, são outros. A concorrência aumentou, e a Volkswagen precisa oferecer mais equipamentos por um preço competitivo.
Todas as versões trazem seis airbags e frenagem autônoma de emergência. O sistema é capaz de parar o carro caso detecte risco de colisão ou atropelamento. Há ainda ar-condicionado, central multimídia e direção com assistência elétrica, entre outros itens.
O preço do Tera parte de R$ 99.990 na versão MPI, a única equipada com motor 1.0 flex sem turbo (84 cv). O câmbio é manual, e as rodas de 15 polegadas trazem calotas plásticas escuras. Segundo a Volks, o preço é uma ação promocional limitada a 999 unidades. Após esse lote, está previsto um acréscimo de R$ 4 mil.
A opção seguinte chama-se TSI (R$ 116.990) e vem com motor 1.0 turbo flex (116 cv). O câmbio também é manual, mas as rodas têm aro 16. O próximo passo é a versão Comfort, oferecida por R$ 126.990 e equipada com caixa automática de seis marchas. Há ainda sistema de partida por botão.
O Tera High custa R$ 139.990 e é equipado com rodas de liga leve aro 17. A central multimídia é mais evoluída, podendo trazer um assistente virtual que utiliza inteligência artificial generativa.
O acabamento segue o padrão Volkswagen, que prioriza a funcionalidade e deixa o luxo em segundo plano. A versão High com pacote Outfit The Town Edition (R$ 142.290) traz bancos com tecidos em tons de cinza e azul, contrastando com os plásticos escuros.
Há, contudo, algumas economias. Apenas o cinto de segurança do motorista traz regulagem de altura, e as versões mais em conta não recebem acabamento de tecido em diversas partes.
O Tera tem o mesmo problema do Nivus: pouco espaço no banco traseiro. Essa é a maior desvantagem em relação ao Citroën Basalt (a partir de R$ 92.990), com quem o Volkswagen concorre diretamente no segmento de entrada da categoria SUV.