SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Alec Ounsworth, líder e voz do Clap Your Hands Say Yeah, não é do tipo que romantiza o passado. Por exemplo, ao lembrar de São Paulo, onde ele tocou há 11 anos, e depois novamente um ano depois, o músico é dolorosamente direto e pragmático.

“Deixe-me pensar. Lembro-me de ir ver o Corinthians jogar contra o São Paulo. De quando estive aí, essa é uma memória vívida. E tenho certeza que o show foi ótimo. Fiz dois shows aí e nas duas vezes foram ótimos. Geralmente, lembro mais se acontece alguma coisa negativa”, diz o líder e único remanescente da banda original.

Há dez anos, o Clap Your Hands Say Yeah esteve no Cine Joia justamente para comemorar os uma década de lançamento de seu álbum de estreia homônimo, que trazia hits como “The Skin of My Yellow Country Teeth” ou “Heavy Metal”.

Apesar do nome dessa última, a banda não toca música pesada para cabeludos, mas um indie rock de grande influência eletrônica e vocal, por assim dizer, “esganiçado”.

Agora, dez anos e dois álbuns depois, Ounsworth volta para o mesmo Cine Joia para celebrar os 20 anos de sua estreia. Nessa turnê comemorativa, com passagens pelo Japão, México, Peru, Chile e Argentina, além do Brasil, ele promete ir além do que reproduzir aquelas canções.

“Se a gente tocasse só o primeiro álbum inteiro, o show duraria uns 38 minutos. Então nós expandimos”, afirma. Quando ele diz “nós”, na verdade, quer dizer “eu”. A primeira formação da banda durou mais ou menos de 2004 a 2012. Depois, disso, ele tocou com duas formações de músicos de turnê.

“Eu sempre compus tudo antes de passar para a banda. Na maioria das vezes, eu criava demos com uma bateria eletrônica, baixo, sintetizadores, vocais, vocais de apoio, e entregava o mais próximo possível do acabado para a banda, e eles meio que refaziam e colocavam seu próprio toque.”

“Acho que a única coisa que podia mudar um pouco era que algumas das ideias do Sean [Greenhalgh, baterista da primeira fase] eram interessantes para mim, mas depois eu trabalhei com outros bateristas que também são interessantes e têm seu próprio ponto de vista.”

Um fato divertido sobre o Clap Your Hands Say Yeah –que na tradução literal significa “bata palmas diga sim”– é esse nome irracional. Não foi sua invenção. Ele o leu em uma parede pichada no Brooklyn, em Nova York.

“Minha teoria é que provavelmente era algum tipo de organização religiosa que escreveu isso na parede ou alguém que estava muito chapado, sei lá. Parecia uma pichação muito estranha para se fazer em uma parede em qualquer lugar.”

“Mas era para ser um nome temporário e acabou ficando. Não sei. Parece funcionar. Realmente parece funcionar”, conta ele, que nunca conheceu o autor da frase, mesmo quando sua banda fez certo sucesso.

“Quero dizer, a banda ficou famosa, mas não como, sabe, Led Zeppelin ou algo assim. Ficou famosa em um ambiente independente. Então quem sabe se eles [que picharam a parede] alguma vez souberam disso”.

Quando jovem –hoje tem 47 anos–, Ounsworth estudou planejamento urbano. “Então, se não tivesse me tornado músico, talvez eu estivesse fazendo parte da burocracia de design urbano da Filadélfia agora, tentando descobrir padrões de ruas e coisas assim.”

Mas no meio do caminho aconteceu o grunge e ele começou a se envolver com música atraído pelo Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden.

“Mas o que realmente me influenciou como compositor não foi isso, mas sim o material que apareceu em Nova York nos anos 1970 e 1980. Tipo, havia o Velvet Underground, a Patti Smith daquela época, o Television”, lembra ele.

“E também muito da cena ‘no wave’ [movimento de música de vanguarda], como Arto Lindsay, a banda DNA e coisas assim. Eu realmente gostava de todas essas experimentações. Brian Eno foi uma enorme influência e talvez a maior. E, ah sim, os Talking Heads. David Byrne é para mim um dos melhores compositores que já existiu, sabe? Música criativa.”

Clap Your Hands Say Yeah

Quando: 12/6

Onde: Cine Joia (praça Carlos Gomes, 82, Liberdade, São Paulo – SP)

Preço: A partir de R$ 210 (lote solidário, levando 1 kg de alimento) em www.fastix.com.br/events/clap-your-hands-say-yeah