SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Lando Norris voou nos segundos finais e conquistou a pole position no GP de Mônaco de Fórmula 1. O piloto da McLaren protagonizou uma disputa eletrizante com Charles Leclerc, da Ferrari, no fim do classificatório deste sábado (24) e, com 1min09s954, garantiu a largada na primeira colocação. A corrida acontece amanhã, às 10h (de Brasília).
Leclerc liderou o Q1, Norris foi o melhor no Q2, e decisão veio apenas no fim do Q3. O piloto da Ferrari vinha sendo o grande destaque de Mônaco, sendo o mais rápido em todos os treinos livres.
O monegasco flertou com uma pole dramática ao assumir a ponta faltando três minutos para o fim, mas Norris foi buscar. O piloto da McLaren, em sua última tentativa, conseguiu retomar a liderança e fará sua primeira pole em Mônaco.
O britânico ainda estabeleceu o novo recorde da pista de Mônaco, em dia marcado por duas bandeiras vermelhas causadas por pilotos da Mercedes.
Hamilton foi punido pela FIA e largará em sétimo. O britânico da Ferrari perdeu posições por incidente com Max Verstappen. Lance Stroll também foi punido com três posições por bloquear Pierre Gasly no Q1 e também por toque em Leclerc no treino de ontem.
Já a Mercedes teve um sábado desastroso, com Antonelli batendo no fim do Q1 e Russell sendo obrigado a abandonar no início do Q2 por problemas técnicos.
Q3
Lando Norris e Oscar Piastri saíram na frente no início do Q3, com Leclerc em terceiro e Verstappen em quarto. A dupla da McLaren voltou para a pista faltando cerca de três minutos para o fim do classificatório, melhoraram seus tempos, mas não trocaram de posição. Charles Leclerc, porém, voou na última volta e assumiu a ponta. Norris, porém, conseguiu a reação para cravar a pole já com o cronômetro zerado.
Q2
George Russell provocou uma bandeira vermelha faltando dez minutos para o fim do Q2. O piloto da Mercedes parou no túnel após seu carro “pifar” e foi obrigado a deixar o classificatório. No momento, Norris liderava, com Verstappen em segundo e Leclerc em terceiro. O piloto da McLaren manteve a ponta na retomada do quali, com Leclerc em segundo e Alex Albon em terceiro. Já Carlos Sainz, Yuki Tsonoda e Hulkenberg foram eliminados, assim como a dupla da Mercedes.
Q1
Voando em Monaco, Charles Leclerc liderou a primeira parte do classificatório. Ele ultrapassou a dupla da McLaren faltando pouco mais de três minutos para o fim da parcial. Max Verstappen e George Russel completaram o top 5. Já do outro lado, Gabriel Bortoletto lutou, mas acabou ultrapassado nos últimos segundos, caiu para 16º e foi eliminado. A parcial ainda contou com uma bandeira vermelha após batida de Antonelli.
Classificação final do grid do GP de Mônaco
1. Lando Norris (GBR, McLaren Mercedes) – 133
2. Charles Leclerc (MON, Ferrari) – 61
3. Oscar Piastri (AUS, McLaren Mercedes) – 146
4. Lewis Hamilton (GBR, Ferrari) – 53
5. Max Verstappen (HOL, Red Bull Racing Honda RBPT) – 124
6. Isack Hadjar (FRA, Racing Bulls Honda RBPT) – 7
7. Fernando Alonso (ESP, Aston Martin Aramco Mercedes) – 0
8. Esteban Ocon (FRA, Haas Ferrari) – 14
9. Liam Lawson (NZL, Racing Bulls Honda RBPT) – 0
10. Alexander Albon (TAI, Williams Mercedes) – 40
11. Carlos Sainz (ESP, Williams Mercedes) – 11
12. Yuki Tsunoda (JAP, Red Bull Racing Honda RBPT) – 10
13. Nico Hulkenberg (ALE, Kick Sauber Ferrari) – 6
14. George Russell (GBR, Mercedes) – 99
15. Kimi Antonelli (ITA, Mercedes) – 48
16. Gabriel Bortoleto (BRA, Kick Sauber Ferrari) – 0
17. Pierre Gasly (FRA, Alpine Renault) – 7
18. Franco Colapinto (ARG, Alpine Renault) – 0
19. Lance Stroll (CAN, Aston Martin Aramco Mercedes) – 14
20 Oliver Bearman (GBR, Haas Ferrari) – 6